setembro 24, 2011

FACILITANDO A PESQUISA NO BLOG


Como afirmamos há alguns dias, o blog está entrando em uma nova fase, que objetiva torná-lo mais atrativo em conteúdo e mais amigável para consultar. A primeira providência já foi tomada, com a mudança do layout, de visual mais enxuto. Embora outras ações venham a ser estudadas para implementação posterior, existe uma que decidimos iniciar de imediato: a criação de marcadores para identificação dos assuntos das postagens, o que facilitará em muito a pesquisa no blog.

A relação de marcadores aparece na barra lateral e, no momento, só criamos um e apenas para uma postagem; pretendemos estender a aplicação de marcadores a todas as mensagens, mas isso demandará um certo tempo, pelo que contamos com a paciência dos leitores.

COMO IDENTIFICAR UM VINHO ESTRAGADO? BOUCHONNÉ, OXIDADO...


Não tem nada mais desagradável que abrir um vinho e verificar que tem alguma coisa de errado. Já participei de algumas degustações aonde vinhos renomados foram descartados por estarem defeituosos.

Na maioria das vezes fica difícil ter certeza do fato, nunca é unânime. Veja abaixo as situações possíveis para se diagnosticar o problema.


Leia o texto completo

FONTE: Blog Vivendo a Vida

DECANTAR VINHOS: O QUE É, QUANDO E POR QUE FAZÊ-LO


Nem sempre o óbvio é tão óbvio assim, nem todos os amigos leitores têm o mesmo nível de conhecimento e sempre podem pairar duvidas sobre o porquê da decantação e quais os seus efeitos. Esta matéria, elaborada em cima de experiências próprias, contatos com especialisata e sommeliers e muita leitura, é uma tentativa de eliminar duvidas quanto à decantação de vinhos que tem seus seguidores e outros nem tanto. Antes que me perguntem já vou informando que ...

Leia o texto completo

FONTE: Blog Turma do Vinho

setembro 23, 2011

SERVIR CORRETAMENTE O CHAMPANHE


Primeiro, verifique se a bebida está bem fria. Em seguida, incline uma taça e sirva o líquido lentamente, conservando sua efervescência e borbulhas. Pronto: você está perto de sentir o sabor completo de um champanhe.

Cientistas franceses descobriram que servir champanhe bem gelado numa taça inclinada é a melhor maneira de preservar todo o sabor da bebida. Os especialistas, dirigidos pelo enologista, o químico Gérard Liger-Belair, da Universidade de Reims Champagne-Ardenne, demonstraram que as borbulhas são a essência do champanhe, do vinho espumante e da cerveja.

Além disso, eles também confirmaram cientificamente pela primeira vez a importância de servir o champanhe bem frio: a temperatura ideal é de 4°C.

Estudos anteriores haviam demonstrado que as borbulhas que se formam no momento em que são liberadas grandes quantidades de dióxido de carbono (CO²) permitem transferir o gosto às papilas gustativas.

Os estudiosos já suspeitavam de que a maneira de servir o champanhe na taça tinha influência importante sobre seu nível de CO² e na qualidade. Isto quer dizer que, quanto mais se conserva o CO² - ou as borbulhas no espumante -, maior é o gosto percebido.

Para confirmar essa hipótese, os autores calcularam as perdas de CO² a partir de dois métodos diferentes de servir a bebida. O primeiro consistiu em servir champanhe numa taça apoiada de forma reta. Já o segundo foi a partir da taça inclinada.

O segredo do segundo método é que, quando a taça está inclinada, o champanhe cai mais lentamente, o que permite conservar duas vezes mais as borbulhas de CO². Além disso, servir a bebida bem fria contribui para reduzir as perdas de CO².

BORBULHAS DOS CHAMPANHES AUMENTAM OS AROMAS


Cientistas descobriram que as borbulhas do champanhe não são mera decoração. Elas contêm 30 vezes mais aromas do que o próprio vinho. O estudo teve como base cinco champanhes e vinhos espumantes de alta qualidade que revelaram que o líquido na taça de champanhe e as borbulhas têm “impressões digitais” químicas muito diferentes entre si.

Segundo a pesquisa, publicada no periódico científico Proceedings da Academia Nacional de Ciências dos EUA, a mousse do champanhe atua como uma espécie de sistema de liberação de aroma/sabor (flavour). Dr Gérard Liger-Belair, da Universidade de Reims e co-autor do estudo, usou espectrometria de ultra e alta resolução de massa para apontar com precisão centenas de componentes ativos diferentes presentes no champanhe. Ele descobriu que provavelmente muitos dos componentes aromáticos do champanhe estavam mais presentes nas borbulhas do que no líquido em si. A pesquisa vem corroborar a crença dos enólogos de que champanhes de altíssima qualidade têm mousse muito boa e persistente assim como uma corrente de borbulhas incessante (Decanter, set 09).

FONTE: Mundo de Baco

VILLA FRANCIONI REALIZA COLHEITA MAIS TARDIA DO SUL DO PAÍS




A equipe de profissionais da vinícola Villa Francioni, de São Joaquim, colheu em 1º de julho passado os últimos cachos de uvas da safra 2011. É um fato raro, nunca antes a colheita na vinícola havia se estendido até o mês de julho.


As uvas Sauvignon Blanc serão utilizadas na produção do vinho de sobremesa Colheita Tardia. Elas passaram pelo processo de botrytização, tendo como conseqüência a desidratação, o que irá garantir um vinho com guarda de até 30 anos.

Segundo o enólogo Orgalindo Bettú, “os anos de dedicação e conhecimento, aliados a um bom clima, fizeram o diferencial nesta safra colhida em pleno inverno”.

FONTE: Blog Vinhos de Altitude, 12/07/2011

setembro 21, 2011

VINHOS BRASILEIROS NOS DOMÍNIOS DE ROBERT PARKER


Não seria exagero dizer que começou com o pé direito a relação entre o crítico Jay Miller, colaborador de Robert Parker, e os vinhos brasileiros. Na última sexta, na cidade de Baltimore, Miller degustou 35 rótulos nacionais, em um evento organizado pelo projeto Wines of Brazil. Além das garrafas, ele teve a oportunidade de conhecer alguns produtores, que estão nos Estados Unidos por conta da turnê norte-americana da viticultura nacional.

Essa foi a primeira vez que ele provou nossos produtos. Quem testemunhou o encontro diz que Miller não é uma pessoa de muitas palavras, mas sempre que se pronunciava trazia um parecer positivo sobre o que havia em seu cálice. Assim foi com produtos como os moscatéis brasileiros e os tintos de maior personalidade.

Ainda não há data para a publicação de suas opiniões a respeito dos vinhos brasileiros, mas ele disse que tentaria colocar suas impressões o quanto antes no papel (e no site de Robert Parker).

FONTE: Blog Vinhos do Brasil

Comentário: Realmente, é para aguçar a curiosidade...

19/09/2011

setembro 10, 2011

VINHO CHINÊS SURPREENDE EM CONCURSO INTERNACIONAL


09/09/2011

Da BBC BRASIL

Um vinho chinês surpreendeu e venceu um renomado concurso promovido pela revista britânica "Decanter", batendo outros vinhos franceses na mesma categoria.

O Cabernet Dry Red 2009 (Jia Bei Lan) foi o primeiro vinho chinês da história a vencer o Decanter World Wine na categoria de vinhos na mais alta faixa de preços.

Os profissionais do vinhedo He Lan Qing Xue, na província Ningxia, no norte da China, comemoraram o recebimento do prêmio, em uma cerimônia em Londres.

O consultor de vinho Demei Li, que tem passagens por vinhedos na França e ajudou a criar o vinho chinês, diz que a China não possui um clima 'adequado para produzir vinho'.

Assim como a Europa, o país possui um clima continental, com verões de calor intenso e invernos muito frios. No entanto, as temperaturas são mais extremas. No inverno, as videiras precisam ser escondidas sob o solo para ficar protegidas do frio.

CHINA X FRANÇA?

O Jia Bei Lan é uma mescla das uvas bordalesas Cabernet Sauvignon, Merlot e Cabernet Gernicht --que especialistas acreditam ser uma parente da Cabernet Franc ou Carmenère.

Os jurados do concurso descreveram o vinho como "suculento, gracioso e com aromas de fruta madura, mas não carnudo" e elogiaram a sua "excelente persistência e seus taninos firmes".

Porém, o produtor chinês afirma que o vinho 'não está tentando competir com os vinhos de Bordeaux, como os Grands Crus'.

Demei diz que o vinho, com sabores de fruta e carvalho, é equilibrado e apropriado ao gosto chinês.

Com o triunfo, Demei espera oportunidades para venda em hotéis e restaurantes nos exterior. "O prêmio será muito útil para vender o vinho e desenvolver a marca", diz.

O próximo passo da vinícola será desenvolver vinho branco.

PRODUÇÃO LOCAL

Atualmente, o vinho só é vendido na China, em produção limitada, a um preço equivalente a R$ 35. Apenas 20 mil garrafas da safra 2009 foram produzidas.

Demei espera que o prêmio incentive outros produtores chineses a expandir sua atuação, inclusive por meio de parcerias com o vinhedo He Lan Qing Xue.

Um estudo feito pela Vinexpo, organizadora de uma das principais feiras de vinho do mundo, na França, afirma que a China (incluindo Hong Kong) deve se tornar o oitavo maior consumidor de vinho do mundo em 2012.

Atualmente, os maiores consumidores são França e Itália (cada um com cerca de 12,7% do mercado total, de US$ 100 bilhões). Depois deles, vêm EUA (11,1%), Alemanha (10,3%) e Reino Unido (5.4%).

Ao lado de Argentina, Espanha, Rússia e Romênia, a China consome 2,2% do mercado mundial.

Para Demei, entretanto, o consumidor chinês ainda consome pouco vinho nacional.

Na opinião dele, após o prêmio, 'os consumidores de fora prestarão mais atenção aos vinhos chineses do que os próprios chineses'.

Tradicionalmente, o vinho não é uma bebida popular na China. Contudo, segundo Demei, "a cada ano consumimos mais vinho em detrimento de bebidas alcoólicas locais", já que a nova geração tem mudado seus hábitos em relação ao consumo de bebidas.

FONTE: Folha.com

http://f5.folha.uol.com.br/humanos/972724-vinho-chines-surpreende-e-bate-franceses-em-concurso-internacional.shtml

BLOG EM NOVA FASE


Manter o blog funcionando, com a estrutura de página existente, não implicaria apenas em continuar postando, mas em atualizar uma grande quantidade de matérias agrupadas e acessadas por links remissivos. Esse seria um trabalho muito longo e, possivelmente, não compensador, face à desatualização ou perda de validade de grande parte do material publicado. Melhor, então, fazer uma mudança de “roupagem”, com um visual mais enxuto, mas sem perder uma só das mensagens publicadas.

Dessa forma, apresentamos agora o blog com uma apresentação mais leve e vamos pensar numa forma de revitalizá-lo e fazê-lo despertar interesse como em tempos passados. Essa decisão nos veio depois de receber mensagens de apoio de amigos enófilos que temos a satisfação de divulgar abaixo:

vou brindar com um bom vinho o aniversário do blog e meu voto vai para continuá-lo, pois é um excelente veículo para que mais pessoas venham a aderir ao prazer dessa bebida dos deuses.”

Voto para manter. O mundo do vinho vai perder se você terminar com o blog.”

São palavras de incentivo que nos animarão daqui para frente. Certamente, continuaremos contando com sugestões dos leitores. Vamos â luta!

setembro 07, 2011

UMA DÉCADA DEPOIS...


Há exatos dez anos entrava na Web este blog, fruto de uma idéia de seu idealizador: levar aos consumidores de vinhos informações que pudessem contribuir para aumentar-lhes um pouco os conhecimentos, mas sem quaisquer conotações de natureza comercial. Modestamente, sem pretender demonstrar erudição, mas sempre no afã de dividir com outros consumidores aquilo que era aprendido, fosse na degustação de um dado vinho ou em informações adquiridas. Sim, porque os enófilos conscientes estão sempre em aprendizagem.

Muita coisa mudou nessa década. O mundo mudou: tivemos um 11 de Setembro trágico, com sérias conseqüências no plano internacional; tsunamis, tufões, vulcões em erupção mostraram e continuam mostrando a força da Natureza; uma crise financeira global afetou as economias de grandes potências;no Brasil, classes menos favorecidas beneficiaram-se de medidas econômicas; aumentou a longevidade; enfim, muita coisa mudou.

E no mundo do vinho não foi diferente: cada vez mais são notados os efeitos da globalização, com vinhos prèt-à-boire, “parkerizados”; os brasileiros passaram a interessar-se mais pelos vinhos, aumentando ligeiramente o seu consumo; os vinhos nacionais tiveram alguma evolução, mas é longo ainda o caminho a percorrer no sentido de uma maior qualidade e continuam muito caros; aumentou bastante o número de sites, sejam blogs particulares, sejam lojas virtuais, assim como aumentou o número de eventos.

E, agora, tomando a passagem dessa década como uma linha divisória, cabe avaliar qual deverá ser o destino deste blog: se deixá-lo no ar, como está; se encerrá-lo em definitivo; se investir numa revitalização, com base em uma nova “roupagem”. A resposta vai ter que ser maturada – como convém aos bons vinhos – e nesse processo as opiniões dos leitores serão muito importantes. Contamos com elas, via e-mail.