novembro 24, 2013

Decantar o vinho: uma técnica a aprender


 Este é um assunto que sempre desperta o interesse dos apreciadores de vinhos e, muitas vezes, motivo de dúvidas. Por esta razão, transcrevemos abaixo as orientações dadas no site português Clube de Vinhos (com algumas poucas adaptações ao português do Brasil):

“Há uma cerimônia simples e eficaz que se realiza antes de se servir um verdadeiro e irresistível néctar dos deuses – chama-se decantar o vinho. Com um acessório muito próprio, é feito por três importantes motivos, um dos quais, potencilizar a sua degustação!
Um gesto, dois motivos
O ato de decantar implica, simplesmente, a passagem do vinho da sua garrafa original para um recipiente (de cristal ou vidro), designado por decanter ou decantador. Por norma, a decantação é feita exclusivamente aos vinhos tintos e beneficia-os de duas formas: elimina as borras acumuladas, especialmente em vinhos velhos que estão engarrafados há vários anos; e permite que o vinho “respire”, ou seja, a oxigenação permite a total libertação dos aromas contidos numa garrafa, um processo que contribui de forma positiva para o seu paladar.
Decantar vinho tinto jovem
O processo de decantação varia conforme o vinho em questão, ou seja, depende se se trata de um vinho velho ou jovem. No caso, dos néctares mais jovens, a decantação permite suavizar os taninos presentes no vinho e que normalmente são ásperos, secos e adstringentes. Geralmente, estes vinhos apresentam elevados níveis de acidez porque ainda não tiveram tempo de amadurecer, o que significa que necessitam de “respirar” durante uma ou duas horas. Verta o conteúdo da garrafa para o decantador num gesto único e contínuo. A etiqueta diz que se deve colocar a garrafa vazia ao lado do decantador para que os convivas possam identificar o vinho que irão ou que estão a provar.
Decantar vinho tinto velho
Tenha o cuidado de colocar a garrafa na posição vertical um ou dois dias antes de ser consumida, assim, todos os depósitos irão concentrar-se no fundo. A decantação deve ser efetuada cerca de meia hora antes do vinho ser servido, isto porque no caso dos vinhos antigos, a decantação acelera a evaporação dos aromas. Uma “respiração” curta é o suficiente para libertar e, consequentemente, “abrir” o bouquet depois de tantos anos “fechado”. Uma vez aberta a garrafa, limpe o gargalo para retirar qualquer resíduo e comece a verter o vinho para o decantador. Coloque uma vela acesa ou um pequeno foco junto do gargalho, utilizando esta fonte de luz para se certificar que não deita borras no decantador. Verta tudo de uma só vez, parando apenas quando aparecerem os primeiros resíduos no gargalo. Coloque o decantador e a garrafa original juntos na mesa.
Outras dicas
·        Não é obrigatório decantar cada garrafa de vinho que abrir, no entanto, é muito aconselhado quando se sabe, de antemão, que esse néctar contém partículas do depósito – ao menor  movimento, o vinho puro vai misturar-se com a borra.
·        Abrir a garrafa e retirar a rolha não permite a respiração adequada do vinho, uma vez que apenas o líquido que se encontra próximo do gargalo é que está, efetivamente, em contacto com o ar.
·        No caso de se esquecer, ou por falta de tempo, recorra a esta técnica de decantação rápida: coloque um pano branco e fino ou um simples guardanapo de papel sobre a abertura do decantador e verta o vinho através do mesmo, parando quando surgirem os primeiros sinais de borra.
·        Se (ainda!) não tiver um decantador, utilize outro recipiente para o processo de decantação e, no final, reintroduza o vinho na sua garrafa original com recurso a um funil.
·        Um vinho de qualidade vai continuar a desenvolver e a libertar-se dentro do próprio copo, por isso, um brinde e boa degustação..."




novembro 23, 2013

Uma bizarra (e arriscada) utilidade para o vinho


Uma mulher da província de Heilongjiang, na China, levou um grande susto e precisou ser levada ao hospital depois de ser picada por uma cobra que estava dentro de uma garrafa de vinho, e que saltou assim que o recipiente foi aberto.

A chinesa, identificada como “Liu”, decidiu que iria adicionar mais álcool a uma garrafa de vinho que continha uma cobra, produto normalmente consumido no país, quando foi mordida, de acordo com o jornal “Global Times”.

Após receber tratamento no hospital para a inflamação da picada, Liu explicou que comprou a garrafa com a cobra ainda viva, mas em junho deste ano. A mulher informou também que consome o vinho com frequência para tratar reumatismo.

Bebidas alcoólicas contendo cobras preservadas são consumidas devido a supostas propriedades medicinais do produto.

Fonte:  G1


novembro 15, 2013

Mito ou realidade: vinho tinto faz bem à saúde?



Eis aqui um tema recorrente, já amplamente divulgado pelo mundo a fora e do conhecimento da grande maioria dos apreciadores de vinhos. Não voltaríamos agora ao mesmo se não fossem notícias divulgadas há dois meses em conhecido site – o da BBC Brasil. Destacamos abaixo o introito e os primeiros comentários apresentados:

“Há alguns anos se divulga que uma dose moderada de vinho tinto todos os dias faz bem à saúde. Não só para combater o câncer, mas também para reduzir o colesterol e evitar coágulos nos vasos sanguíneos. Mas estudos recentes questionam as evidências destes benefícios e apontam que eles podem estar restritos a vinhos caseiros ou fabricados seguindo um modo de produção tradicional. 

Embora os cientistas concordem que o consumo moderado de vinho tinto possa ajudar a proteger o coração, reduzir o colesterol "ruim" e prevenir o entupimento das veias e artérias, há divergências sobre o que está por trás desses benefícios.”

novembro 10, 2013

Mercado global caminha para escassez de vinhos



Matéria publicada no site da BBC Brasil sob o título acima chama a atenção para a possibilidade de ocorrer uma escassez de vinhos num futuro não muito distante. Para os enófilos, algo até então impensável e também preocupante. Abaixo transcrevemos a parte inicial dessa notícia:

“Um estudo conduzido pelo departamento de pesquisa do banco Morgan Stanley diz que o mundo está enfrentando uma escassez de vinhos, explicada pelo aumento da demanda e queda na produção global. Segundo a pesquisa, 300 milhões de caixas de vinho deveriam ter sido produzidas a mais no ano passado para atender a demanda global.

O estudo diz que este é o maior déficit registrado nos 40 anos em que são feitas as medições.

Para os autores do estudo, Tom Kierath e Crystal Wang, a queda na produção é motivada principalmente pelas condições climáticas desfavoráveis na Europa e pela "arrachage", como é chamada em francês uma prática que consiste em destruir parte das vinícolas para evitar a superprodução e o achatamento de preços”.

Leiamais 

Convidamos nossos leitores
a se manifestarem, deixando abaixo seus comentários.

novembro 08, 2013

Concavi, uma confraria bem carioca



Em junho de 2004, uma mensagem publicada no fórum de discussão “O vinho e seus prazeres” (hoje descontinuado) lançava a ideia da criação de uma confraria no Rio de Janeiro. Com uma proposta bem definida: reunir pessoas apreciadoras de vinhos que, sem precisarem ser especialistas no assunto, gostassem de degustar com simplicidade, mas de forma criteriosa e atenta, na aprazível tarefa de desvendar os mistérios dessa bebida dos deuses. Em pouco tempo, surgiram interessados e já no mês seguinte realizava-se o primeiro encontro mensal. Assim nasceu a Concavi - Confraria Carioca de Amigos do Vinho. De que forma se organizou? Simples: com um tema previamente definido, cada participante levaria uma garrafa, de forma tal que, com um grupo de seis pessoas, cada uma poderia degustar uma quantidade razoável de cada garrafa.

O tempo passou, algumas pessoas também, mas o grupo se renovou e firmou-se, realizando seus encontros com regularidade. Muitas vêm sendo as formas de degustar os vinhos: por país, por casta, às cegas, vertical, região X região, top vinhos nacionais – enfim, sempre buscando apreciar, conhecer, aprender um pouco mais. No Blog da Concavi), embora um pouco desatualizado, é possível encontrar as descrições de muitos eventos, inclusive fotos de vinhos degustados.


Atualmente, busca-se ampliar um pouco o quadro de confrades, mas sem perder de vista os princípios básicos definidos de início. Assim, eventuais interessados em participar devem enviar e-mail para concavi@ig.com.br.