novembro 08, 2005

O CONSUMIDOR TÍPICO
Pesquisa patrocinada pela Constellation Wines, braço americano da constellation Brands, maior produtor de vinhos do mundo, realizada nos EUA com mais de 3.500 consumidores de vinhos finos, mostrou que estes podem ser classificados em seis grupos distintos. Veja abaixo quais são esses grupos e em qual deles você imagina que se enquadra:
Entusiastas (12%) - são consumidores apaixonados por toda a experiência com o vinho: pesquisam o que compram e dividem suas descobertas com amigos e família. Não escondem que consultam a Wine Spectator.
Autocentrados (20%) - preocupam-se, sobretudo, com a auto-imagem. Não sabem muito sobre vinhos, mas buscam aqueles mais caros, que estejam na moda. Não querem ficar mal na foto.
Sabidos (15%) - buscam barganhas, bons vinhos pelo menor preço possível: bom vinho não precisa custar muito.
Tradicionalistas (16%) - querem se assegurar de que seus vinhos vêm sendo produzidos por um bom tempo por vinícolas de excelente reputação. Compram marcas a longo tempo de mercado, já testadas.
Satisfeitos (14%) - buscam vinhos razoáveis que possam servir sem queixas de amigos ou da família. Não se importam com origem dos vinhos e compram sempre as mesmas marcas: aquelas de aceitação geral.
Assoberbados (23%) - acham que comprar vinho é uma atividade muito complexa, confusa, estressante, que os deixa sempre preocupados com a possibilidade de cometer enganos. Prateleiras com informações corretas e a ajuda de balconistas são importantíssimas para eles.
Os pesquisados tinham de ter comprado pelo menos uma garrafa de vinho a partir de cinco dólares, no período de um mês e responderam a um extenso questionário. FONTE: "O consumidor típico", por Sonia Melier, Tribuna da Imprensa.