abril 19, 2005

DON PASCUAL MERLOT 2003
Este é o primeiro vinho uruguaio a ser comentado neste site. A demora se justifica por um certo receio no que se refere aos vinhos deste país, talvez sem muito fundamento. trata-se de um varietal produzido pelo Estabelecimiento Juanicó, na região de Juanicó, pela Família Deicas, com 13% de teor alcoólico. O nome do vinho é uma homenagem do produtor a Pascual Harriague, imigrante basco pioneiro da viticultura uruguaia.
O Uruguai apresenta, em sua região sul, um clima propício ao desenvolvimento de variedades nobres de uvas, como a Merlot. A região de Juanicó poaaui uma grande amplitude térmica entre o dia e a noite durante o período de amadurecimento das uvas e os seus solos são os mais calcáreos da zona sul, fatores de singular impacto na alta qualidade das uvas.
O vinho possui uma cor ruvi viva e intensa e aromas frutados. Na boca se apresenta texturado e com um bom corpo, taninos maduros e final prolongado. É um vinho robusto, mas a presença do álcool foi muito marcante, superior ao que gostaríamos de encontrar (isto, porém, não desqualifica o vinho, já que apenas uma garrafa foi bebida).
Tudo indica ser um bom acompanhamento para pratos de carne vermelha ou queijos fortes. Melhor de servir entre 18 °C e 20 °C.
A experiência leva à conclusão de que novos vinhos devem ser provados para uma idéia mais concreta.

Nenhum comentário: