novembro 21, 2001

CHILENOS À MINEIRA
Faz uma semana, em terras mineiras, degustamos um vinho classificado como um dos melhores chilenos da atualidade: o FINIS TERRAE, produzido e engarrafado pela Viña Cousiño Macul no Vale de Maipo. Era um blend de Cabernet Sauvignon (proveniente de vinhedos com 60 anos) e cepas selecionadas de Merlot, safra de 1998. Envelhecido por 18 meses em barris novos de carvalho francês e mantido em repouso nas garrafas por um per�odo similar (portanto, lançado em 2001), com 12,5% de graduação alcoólica.
Nossa garrafa foi cuidadosamente retirada da adega subterrânea, onde descansava em boas condições internas há vários dias, � noite, pouco antes de ser aberta: uns poucos cuidados para tentar não alterar muito as caracter�sticas do vinho.
A primeira impressão, visual, mostrou uma cor rubi, não muito intensa, mas consistente e agradável. Aroma de carvalho, certamente, mas equilibrado, criando um bom impacto olfativo. Mas foi ao sorvê-lo que descobrimos o seu forte: embora ainda com os taninos um pouco elevados (caracter�stica da maioria dos vinhos chilenos), causou-nos uma sensação degustativa muito boa, que se manteve ao longo de todo o tempo em que durou (e não foi muito...). Acreditamos ter sido este o melhor vinho chileno que já degustamos até o momento. E imaginamos o quanto poderá ficar melhor se amadurecido por mais quatro ou cinco anos. Recomendamos aos amigos.