novembro 18, 2001

VINHOS CHILENOS
A qualidade dos vinhos chilenos tem melhorado, sobremaneira, nos últimos tempos, principalmente, após a ida de tradicionais enólogos franceses para o país. No entanto, grandes conhecedores de vinhos chilenos reconhecem que esse produto, em sua média, ainda não alcançou o patamar de qualidade dos vinhos produzidos pelas principais vinícolas européias.
A qualidade das uvas chilenas está entre as melhores do mundo, devido, principalmente, ao clima e ao "terroir" dos vales onde são cultivadas, como os de Maipo, Colchagua e Curicó, dentre outros.
Com a presença dos enólogos estrangeiros, é provável que, em muito pouco tempo, os vinhos chilenos atinjam o patamar de qualidade de países mais tradicionais, como França, Itália, Espanha, etc. Já hoje existem alguns vinhos nesse patamar, que admitem um envelhecimento prolongado, dentre os quais se destacam: Domus Aurea (Viña Quebrada de Macul); Almaviva (Viña Almaviva); Montes Alpha M (Viña Montes); Finis Terrae (Viña Cousiño Macul); Clos Alpata (Casa Lapostolle); Carmen Winemakers Reserve (Viña Carmen); Don Melchor (Viña Concha y Toro). Desses, o Domus Aurea, safra 1997, lançado em 2000, foi considerado o melhor vinho chileno desse ano.
Em termos de preços, os bons vinhos variam entre 20.000 e 50.000 pesos (US$ 30 a 70). Encontram-se, também, outros bons vinhos na faixa de US$10 a 25.
Em recente viagem ao Chile. tivemos a oportunidade de degustar alguns vinhos, como o Montes Alpha Merlot (muito bom), o Antiquas Reservas (Cousiño Macul - bom) e o Los Vascos (Baron de Rotschild - bom).

Nenhum comentário: