novembro 21, 2001

DO CHILE, COM ORGULHO
Dando seguimento à nossa experiência com os vinhos chilenos, em seqüência ao Finis Terrae, partimos para um MONTES ALPHA, Merlot, safra de 1998, produzido e engarrafado pela Viña Montes, graduação alcoólica de 13,5%.
Segundo informações do produtor, seus vinhedos localizam-se no coração do Vale de Curicó, uma das regiões vinícolas mais ricas do Chile. A água proveniente das neves eternas da Cordilheira dos Andes tempera o calor do sol do verão e nutre os vinhedos, que foram originalmente introduzidos no país durante o século XIX, a partir da França, no período pré-phylloxera. O objetivo com o MONTES ALPHA, diz a Montes, é oferecer o maior Merlot do Chile. Poucas vinícolas chilenas produzem Merlot tão puro, sendo este o resultado de uma cuidadosa seleção das melhores uvas daquela Viña.
Merlot, diz ainda o produtor, é uma variedade particularmente delicada, pelo que seu amadurecimento em madeira deve ser medido muito cuidadosamente; e o Merlot da Viña Montes foi mantido em barris novos de carvalho francês durante alguns meses, degustando-o freqüentemente para julgar seu processo e determinar o momento exato para ser engarrafado. MONTES ALPHA só pode ser produzido em quantidades muito limitadas, motivo pelo qual a principal atenção da Viña está posta sobre seus detalhes, seguido o êxito alcançado com o inicial Cabernet Sauvignon e, logo, o Chardonnay. "Nosso Merlot tem que ser um vinho de permanente classe".
Ao degustá-lo, sentimos também os taninos um pouco elevados e o aroma de madeira não era tão notado como no vinho anterior, mas sem prejudicar a sensação olfativa. Ao bebê-lo, percebemos estar diante de um bom Merlot, capaz de criar um agradável resultado. Mas, por outro lado, não seríamos sinceros se afirmássemos encontrar-se esse vinho no mesmo patamar do anterior, que nos agradou mais. Mas, nem por isso deixaríamos de recomendá-lo, tamb'em, aos amigos de confraria.

Nenhum comentário: