junho 14, 2004

DEGUSTAÇÕES PROGRAMADAS 2004
VINHO #8: LUIGI BOSCA CABERNET SAUVIGNON 1991

A vinícola que hoje produz os vinhos Luigi Bosca foi fundada em 1901 por Leoncio Arizu, cidadão espanhol oriundo de Navarra e que se radicou em Mendoza em 1890. O lugar escolhido para instala-la foi o Vale de Vistalba, na região de Luján de Cuyo, zona que, por suas características, logrou obter a primeira "Denominação de Origem Controlada" das Américas.
"Vistalba", "La Puntilla", "Carrodilla" e "El Paraíso" são os quatro vinhedos de Leoncio Arizu, que somam mais de 400 hectares. No último deles, com 38 anos de idade, a 780 metros de altitude, localizado junto ao río Mendoza, se cultivam as uvas Cabernet Sauvignon, além de Pinot Noir, Syrah e Sauvignon Blanc. Condições climáticas excepcionais. O solo pedregoso e argiloso faz com que as videiras aprofundem suas raízes, em busca de água, o que dá ao vinho um caráter nervoso.
No caso particular deste vinho, a colheita foi realizada em 10/04/1991 e o engarrafamento em 10/02/1998. Ao longo desse período, o vinho estagiou por três anos em barris de carvalho. Teor alcoólico de 13%.
Este vinho nos proporcionou uma experiência interessante. Sendo já de idade avançada, deveríamos ter pensado em submete-lo previamente a uma decantação, mas, possivelmente por uma distração, não o fizemos e passamos a degusta-lo após um período relativamente curto.
Bela cor rubi, com alguns reflexos alaranjados. Boa limpidez. Inicialmente, não apresentava quase seus aromas, o que pareceu uma decepção. Mas mostrou um bom corpo e não evidenciava defeitos. À medida, porém, em que era degustado, lentamente, começou a ocorrer uma evolução muito rápida, ao longo da qual foi possível sentir, nitidamente, seus aromas pronunciados de defumados! O vinho ganhou em qualidade! Na avaliação global, foi considerado agradável, um bom vinho ainda, mas sentiu-se que já alcançou seu apogeu, talvez até começando a perder qualidade. Pontos: 85.

Nenhum comentário: