junho 14, 2004

DEGUSTAÇÕES PROGRAMADAS 2004
VINHO #7: ANGELICA ZAPATA CABERNET SAUVIGNON ALTA 1999

Este vinho foi produzido e engarrafado por Fincas Catena Zapata, a partir de uvas cultivadas em seus vinhedos localizados em Agrelo, Luján de Cuyo, uma sub-região de Mendoza, a maior e mais importante região vitivinícola da Argentina. São vinhedos com 18 anos de idade, ocupando 150 hectares, a uma altitude de 940 metros, ao pé da Cordilheira dos Andes, que produzem, preferencialmente, as castas Cabernet Sauvignon e Chardonnay.
A vinícola foi fundada por Domingo Catena e Angélica Zapata, que se casaram em 1934 e deram tradição ao empreendimento. Nicolas, o mais velho dos quatro filhos, tomou a seu cargo a condução da empresa e a dotou de equipamentos de alta tecnologia; o projeto objetivou possibilitar o manuseio o mais suave possível das uvas, de modo a preservar o espectro completo de seus aromas.
O nome do vinho é uma homenagem a Angélica, por sua permanente busca da perfeição. Possui um elevado teor alcoólico de 13,7%. De coloração rubi escura, profunda e homogênea, tem um belo brilho. Mostrou logo ser bastante encorpado. Seus aromas são suaves, juntando-se à madeira um certo toque de defumados. Na boca, confirmou o corpo robusto e os aromas, com taninos importantes. Final de boca agradável, com boa persistência. Muito bem estruturado, complexo, possui potencial para envelhecer por mais alguns anos. Pontos: 90.

Nenhum comentário: