julho 13, 2004

DEGUSTAÇÕES PROGRAMADAS 2004
VINHO #9: PESQUERA RESERVA 1997

A Denominação de Origem Controlada Ribera del Duero qualifica uma das zonas vitivinícolas mais antigas e de maior qualidade da Espanha, rivalizando em forma, prestígio e tradição com as melhores regiões produtoras do mundo. Com 110 km de extensão por 30 km de largura, ocupa as províncias (estados) de Soria, Burgos e Valladolid, somando 11.943 ha. Sua história remonta ao século XI, quando, segundo vestígios encontrados, cuando, según vestigios encontrados, os monges da Dordem de Cister, assentados na zona norte de Castilla, já desfrutavam de vinhos de grande prestígio. Através dos séculos, esta região foi forjando sua própria identidade, até que, em 1982, com a criação da Denominação de Origem, as pequenas vinícolas acabaram por dar lugar às grandes empresas da atualidade.
A área do Alto Douri é especificamente propícia ao cultivo da vinha. O rio Douro e seus afluentes, que cruzam a zona de leste a oeste, dão um caráter invernal aos terrenos de aluvião, favorecendo os vinhedos, que se adaptam muito bem. Os solos possuem pouca matéria orgânica e são ricos em sílica e elementos calcáreos. Uma temperatura média anual de 11ºC, precipitações médias anuais de 430 a 500 l/m² e uma exposição aos raios solares de aproximadamente 2.300 horas conferem às videiras um amadurecimento preciso e seguro.
Mas falemos do vinho provado. É um tinto com 13% de teor alcoólico, elaborado pelas Bodegas Alejandro Fernandez a partir de uvas Tempranillo. Possui uma cor rubi profundo, brilhante, límpida. Aromas de defumados, com a presença equilibrada da madeira, bem como lembrando castanhas de caju assadas (Maranhão). Ao paladar, confirma o bom corpo, mostra-se muito complexo, untuoso e de excelente persistência. No ponto ideal para ser bebido! Um grande vinho! Pontos: 92.

Nenhum comentário: