julho 13, 2004

DEGUSTAÇÕES PROGRAMADAS 2004
VINHO #12: BRUNELLO DI MONTALCINO (D.O.C.G.)
COLOMBINI FATTORIA DEI BARBI 1994

O vinho programado para a degustação de n° 12 era um Nobile di Montepulciano Poliziano Asinone 1996, também da região da Toscana. Infelizmente, por motivos alheios à nossa vontade, este vinho não sera mais degustado nesta programação. Em seu lugar foi escolhido um outro Brunello di Montalcino, o que permitirá, desta forma, uma comparação com o anterior.
A família Colombini possui propriedades em Nontalcino desde 1352, e é a proprietária da Fattoria dei Barbi desde 1790. Seus vinhedos cobrem mua área de 100 ha, aproximadamente 35% de todo o estado. A exposição é leste, sudeste e o solo é composto principalmente por "galestro" (pedregoso) com pequenos componentes de lama e argila, e apenas uma pequena parte dele é formada com areias do período eóceno. A adega tem capacidade para 5.000 hl em barris de carvalho, 12.000 hl em tanques de aço inixidável. A produção anual é superior a 700.000 garrafas. Stefano Cinelli Colombini está diretamente envolvido com o gerenciamento global, desde a produção até a comercialização.
O vinho em prova vem sendo produzido desde 1892 e foi premiado diversas vezes por sua qualidade. É elaborado 100% com uvas Sangiovese e estagia por três anos em barris de carvalho, seguindo-se 12 meses em garrafa. O resultado é um vinho bastante agradáve, redondo e bem estruturado, com uma complexidade que irá durar muitos anos. Vamos aos nossos comentários.
Como o Brunello anteriormente provado, apresenta uma cor rubi profunda, brilhante, límpida. Seus aromas são igualmente equilibrados, lembrando defumados, em harmonia com a madeira. Na boca, evidenciou o bom corpo e um paladar agradável, mas com uma certa dose de acidez. Mesmo com uma razoavelmente boa evolução no copo, ainda assim a sensação final não foi tão interessante. Mas é, de fato, um bom vinho e talvez suportasse um pouco mais de envelhecimento. Como o outro, seu teor alcoólico é de 13%. Pontos: 85.

Nenhum comentário: