julho 13, 2004

DEGUSTAÇÕES PROGRAMADAS 2004
VINHO #11: BRUNELLO DI MONTALCINO (D.O.C.G.)
CAMPOGIOVANNI 1992

Em 15/02/03 publicamos uma breve nota sobre o Brunello di Montalcino, um dos mais famosos vinhos da Itália (vide em Arquivos). Breve, porque falar de Brunello requer muito espaço e, acima de tudo, bastante conhecimento. Mas hoje acrescentaremos um pouco mais, desta vez comentando, especificamente, o Campogiovanni 1992 que tivemos o prazer de degustar.
Campogiovanni, situada numa altitude entre 250 e 300 metros, estende-se por 65 ha no flanco sudoeste da Montanha Montalcino, mais exposto aos efeitos benéficos da brisa marinha. Seu clima é tipicamente Mediterrâneo, com uma precipitação média anual de 550 mm; o solo é predominantemente argiloso, com apenas 15% de areia, mas contém grandes quantidades de sais minerais, sem valor para o cultivo das vinhas.
Nestas condições de clima e solo, a uva Sangiovese (variedade Sangiovese Grosso) encontra uma de suas maiores expressões de qualidade: o gradual, porém, constante crescimento da planta, com as uvas atingindo um amadurecimento tão completo e raramente visto em outros lugares.
Desde 1984, a área de Campogiovanni pertence à Agricola San Felice, quando o território do Brunello ainda não havia alcançado os níveis de excelência e notoriedade que hoje possui. E em 1° de janeiro de 1985 foram colocadas no mercado as primeiras garrafas do Brunello di Montalcino D.O.C.G., reconhecido por decreto de 1980 como o primeiro vinho D.O.C.G. italiano.
Mas vamos ao vinho provado. Sabíamos que tinha um grande potencial de guarda, mas não como se compoprtaria depois de 12 anos de armazenamento em condições não propriamente as conhecidas. Abri-lo, portanto, gerou uma expectativa grande. Mas ele não decepcionou. Vejam:
Uma bela cor rubi profunda, homogênea, sem reflexos indesejáveis. Límpido, completamente. Aromas deliciosos, muito equilibrados, complexos, persistentes, lembrando principalmente defumados - um grande prazer em aspirar. Na boca, comprovou seu equilíbrio, com taninos já completamente amaciados e a sensação agradável de descer "redondo". Durante a degustação, evidenciou uma boa evolução no copo. Realmente, um grande vinho! Humildemente reconhecemos que talvez não tenhamos conseguido perceber todas as nuances que apresentou Pontos: 92.

Nenhum comentário: