setembro 02, 2004

DEGUSTAÇÕES PROGRAMADAS 2004
VINHO #13: ESPORÃO GARRAFEIRA 1990 (V.Q.P.R.D.)
Na seqüência dessas degustações, este vinho despertava nossa curiosidade pela sua "idade avançada": não tínhamos a menor idéia de como o mesmo iria se apresentar, depois de guardado por tanto tempo em condições não muito controladas. Sabíamos, porém, que estávamos frente a um vinho de muito boa reputação, um produto de respeito no mercado.
Este Garrafeira foi produzido e engarrafado na Herdade do Esporão, no Alentejo, onde o solo é formado por vulcanitos e xistos. Estagiou por um ano em barricas de carvalho americano e depois aguardou mais três em garrafa, antes de ir para o mercado. Possui 12% de teor alcoólico. Sua safra é classificada como uma das quatro "excepcionais" da região, no período de 1985 a 2000 (Saul Galvão, "Guia de Tintos & Brancos", 2004).
O primeiro "choque" veio ao coloca-lo na taça e perceber a sua cor: o vermelho já havia dado lugar a uma coloração castanho, evidenciando que já atingira (ou estaria atingindo) o apogeu. Uma cor homogênea, bem diferente das que costumamos encontrar na maioria dos vinhos que bebemos, não tão envelhecidos. Despertou uma ponta de preocupação. Mas, logo em seguida, ao nariz, veio a surpresa: mesmo não dando para perceber outros aromas que não o da madeira, com um certo toque de defumado, a sensação foi bastante agradável. Sentimos, então, que estávamos ainda diante de um bom vinho, agora um "respeitável senhor".
Na boca, mostrou um bom equilíbrio e confirmou o que já se havia sentido no teste olfativo. Não era muito encorpado, mas de qualquer modo mais que os famosos vinhos da Borgonha... Restou-nos apenas uma dúvida: em que ponto da curva de envelhecimento se encontrava? Teria já atingido o ponto ideal? Ou poderia ainda envelhecer por mais um tempo? São perguntas que faríamos a quem o tenha degustado em anos recentes. Pontos: 82

Nenhum comentário: