março 29, 2005

DEGUSTAÇÕES PROGRAMADAS 2004
VINHO # 21: MARQUÉS DEL PUERTO GRAN RESERVA 1989 D.O.C.
Vinho tinto produzido na região de Rioja, com 12,5% de teor alcoólico.
Rioja é, sem dúvida, a mais renomada Denominação de Origem espanhola, tanto no país quanto fora dele. Estende-se ao longo do Vale do Ebro, entre as serras de Cantabria (ao norte) e da Demanda (ao sul). São 120 km de extensão, com uma largura máxima de 40 km, a nordeste do país. Esta zona possui o mesmo nome da Comunidade Autônoma de Rioja, da qual ocupa três quartas partes.
Rioja reúne condições ideais para a produção de vinhos de excepcional qualidade e idealmente envelhecidos. E é no coração da Rioja Alta que se encontram os vinhedos e as adegas das Bodegas Marqués del Puerto, empresa produtora de uma ampla faixa de Riojas, desde os Crianza aos Reserva e Gran Reserva, além de brancos e roses.
Os vinhos Gran Reserva estagiam por dois anos em barris de carvalho francês e, depois, completam sua maturidade com mais três anos de evolução em garrafa. Em sua composição entram as castas Tempranullo (85%), Mazuelo (10%) e Graciano (5%).
Apesar da idade já avançada, o vinho provado apresentou ainda uma boa cor rubi, sem reflexos castanhos. Ao nariz, aromas agradáveis e equilibrados. Corpo médio. Na boca, mostrou-se ainda satisfatório, complexo, apesar de alguma acidez. Uma boa surpresa. Pontos: 79.

Nenhum comentário: