novembro 08, 2013

Concavi, uma confraria bem carioca



Em junho de 2004, uma mensagem publicada no fórum de discussão “O vinho e seus prazeres” (hoje descontinuado) lançava a ideia da criação de uma confraria no Rio de Janeiro. Com uma proposta bem definida: reunir pessoas apreciadoras de vinhos que, sem precisarem ser especialistas no assunto, gostassem de degustar com simplicidade, mas de forma criteriosa e atenta, na aprazível tarefa de desvendar os mistérios dessa bebida dos deuses. Em pouco tempo, surgiram interessados e já no mês seguinte realizava-se o primeiro encontro mensal. Assim nasceu a Concavi - Confraria Carioca de Amigos do Vinho. De que forma se organizou? Simples: com um tema previamente definido, cada participante levaria uma garrafa, de forma tal que, com um grupo de seis pessoas, cada uma poderia degustar uma quantidade razoável de cada garrafa.

O tempo passou, algumas pessoas também, mas o grupo se renovou e firmou-se, realizando seus encontros com regularidade. Muitas vêm sendo as formas de degustar os vinhos: por país, por casta, às cegas, vertical, região X região, top vinhos nacionais – enfim, sempre buscando apreciar, conhecer, aprender um pouco mais. No Blog da Concavi), embora um pouco desatualizado, é possível encontrar as descrições de muitos eventos, inclusive fotos de vinhos degustados.


Atualmente, busca-se ampliar um pouco o quadro de confrades, mas sem perder de vista os princípios básicos definidos de início. Assim, eventuais interessados em participar devem enviar e-mail para concavi@ig.com.br.

Nenhum comentário: