maio 01, 2002

VINHOS NACIONAIS SELECIONADOS
Procurando por vinhos brasileiros de boa qualidade? Pois saiba que eles existem, sim. Aquela estória de que vinho nacional não presta está ficando cada vez mais longe da realidade, pois as vinícolas estão obtendo resultados muito bons. Para se ter uma idéia, após a filiação da ABE - Associação Brasileira de Enologia à OIV – Organization International de la Vigne et du Vin (Organização Internacional da Uva e do Vinho), em 1995, foram concedidos 335 prêmios a vinhos brasileiros em concursos internacionais. E no Challenge International du Vin, em 2001, as vinícolas Aurora, Marson, Miolo e Salton tiveram vinhos premiados. Vale lembrar, também, o evento Avaliação Nacional de Vinhos, promovido pela ABE, cuja 8ª edição ocorreu em Bento Gonçalves/RS, em setembro de 2000.
A seguir encontram-se listados alguns dos bons vinhos brasileiros, observando que a indicação (*) significa premiações em eventos internacionais, em diversas partes do mundo. Ressalvamos que essa lista não se propõe a esgotar o assunto, mas a dar algumas referências aos que se interessarem.

MIOLO - Reserva Cabernet Sauvignon 97*, 98* e 99*, Reserva Merlot 98* e 99*, Reserva Pinot Noir 99*, Terranova Shiraz 00*, Brut 00*, Asti 00*, Terranova Late Harvest 00*, Reserva Chardonnay 00*, Seleção TNT.

DON LAURINDO - Tannat, Gran Reserva, Cabernet Sauvignon, Assemblage.

MONTE LEMOS – Dal Pizzol Brut 99* e 00*, Dal Pizzol Cabernet Sauvignon 99* e 00*, Do Lugar Cabernet Franc.

CASA VALDUGA – Merlot Premium 99*, Brut 98* e Cabernet Sauvignon Seculum 99*, Cabernet Sauvignon Premium 99*, Cabernet Sauvignon Blanc Premium 00* e Assemblage TNT 98* e 99*.

AURORA – Gewurztraminer 99*, Marcus James Brut 99*, Ratskeller 99*.

SALTON – Classic Cabernet Sauvignon 99*, Volpi Brut, Volpi Cabernet Sauvignon, Volpi Chardonnay.

CAVE DE AMADEU – Reserva Cabernet Sauvignon 99*, Brut *.

MARSON – Espumante Brut*, Reserva Cabernet Sauvignon 98*, Reserva Merlot 98*, Reserva Chardonnay 98*.

Nenhum comentário: