agosto 25, 2002

QUEIJOS: CAMEMBERT
Queijos são excelente complemento em uma degustação e, quando bem harmonizados, podem torna-la muito prazerosa. Dentre os muitos e saborosos tipos existentes, gostaríamos de falar um pouquinho sobre o Camembert, um queijo de aroma e gosto bastante pronunciados, mundialmente famoso.
Sua história se inicia ao final do século XVIII, na localidade francesa de Beaunoncel, na Normandia, onde uma senhora de nome Marie Harel decidiu pela criação de um novo tipo de queijo, ao qual deu o nome de sua terra natal, Camembert. Ela teria recebido de um padre católico o “segredo” de sua fabricação. E tudo isto aconteceu por conta da Revolução Francesa, em 1789. Sim, porque, naquela ocasião, todos os padres católicos franceses eram obrigados a jurar fidelidade à nova República; aqueles que não o faziam eram executados ou exilados. Alguns deles preferiram se deslocar para o campo, em busca de dias melhores. E foi em outubro de 1790 que o Abade Charles-Jean Bonvoust pediu asilo à sra. Harel e, em reconhecimento, ensinou-lhe tal “segredo”
Em meados do século XiX, com a chegada da estrada de ferro, os queijos de Camembert alcançaram os mercados de Paris e de toda a França. Em 1890, a hoje bem conhecida embalagem redonda foi inventada e os queijos Camembert partiram para conquistar todo o mundo.
A fabricação de um queijo Camembert toma tempo: cerca de três semanas. O Camembert tradicional é fabricado com leite fresco de vacas da Normandia, que contém bastantes matérias graxas e é rico em proteinas e vitaminas.
O boom do Camembert veio mesmo a acontecer nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, de 1914 a 1918, quando foi incluído na ração dos combatentes e se transformou em mito nacional. Já no início do século XX, o americano Joseph Knirim descobriu as propriedades benéficas do Camembert para os males do estômago e o fez atravessar o Atlântico.
O Camembert pode ser consumido durante todo o ano, sem que suas características sofram alterações; no entanto, ele se torna bem melhor na primavera européia, quando se fabrica o melhor leite.Conserva-se muito bem em temperaturas de 5 a 10 graus Celsius, mas deve ser consumido entre 18 e 20 graus.
Devido a seu gosto acentuado, deve ser servido com vinhos tintos com um pouco de taninos e bastante jovens.

Nenhum comentário: