agosto 28, 2002

QUEIJOS: REBLOCHON
O reblochon é um queijo não muito difundido no Brasil, que não tem a fama de um camembert ou um brie, mas que em sua terra natal se presta bem ao preparo de deliciosos pratos da culinária regional. Surgiu no século XVI na região de Savoie, a leste da França, próxima da Suíça. Sua história é curiosa: Fazendeiros de algumas regiões pagavam aluguel aos proprietários das terras na proporção do leite que tiravam. Os proprietários passavam o verão nas fazendas e controlavam a quantidade de leite recolhida. Passado o verão, eles iam embora e, então, os fazendeiros usavam de um artifício para reduzir suas contribuições: simplesmente deixavam de ordenhar as vacas por completo e, assim, ao final da tarde, voltavam para recolher o leite restante, operação esta que era chamada “reblocher”.
Recoberto por uma fina camada cremosa de cor branca e ligeiramente frutada, recomendado com vinhos como o Gamay e os de Savoie.
Um dos pratos típicos da cozinha de Savoie é a Tartiflette au Reblochon, uma torta preparada com batatas, cebolas, queijo reblochon e vinho branco, gratinada e servida quente, de sabor pronunciado e que é muito bem acompanhada por um vinho tinto seco e encorpado. Tivemos a oportunidade de experimenta-la em Annecy, cidade ao norte de Savoie e muito próxima de Genebra, na Suíça, conhecida como a “Veneza francesa”, pois é toda recortada por canais, alguns largos e navegáveis. Uma bela paisagem, com os Alpes ao fundo, que certamente contribui para aumentar o prazer, propiciando ainda uma agradável sensação de tranqüilidade.

Nenhum comentário: