agosto 15, 2002

TOJAL, UM TINTO PORTUGUÊS
Uma idéia interessante, quando se vai aos supermercados, é dar uma passada pelo balcão de vinhos, pesquisando preços e eventuais promoções. Foi assim que um dia desses descobrimos o tinto português Tojal, a um preço razoável, e decidimos experimenta-lo.
Trata-se de um vinho de mesa, seco, safra de 19899, com 12% de graduação alcoólica, de castas não indicadas, produzido na região do Douro (DOC).
Vale aqui recordar que a região do Douro se situa a nordeste de Portugal, e se estende pelo vale do rio de mesmo nome e seus afluentes; historicamente, sua importância reside no fato de haver sido a primeira Região Demarcada dos vinhos modernos, criada em 1755 por um decreto do Marquês de Pombal.
A região do Douro é famosa pelos ótimos vinhos que produz, com destaque para as castas Aragonez e Malvasia Periquita, mais a tradicional Touriga Nacional. Também se sobressai pela produção do vinho do Porto, por muitos enólogos considerado o vinho mais rico do mundo.
Mas, voltando ao vinho, engarrafado em Mealhada pela Sociedade Agrícola e Comercial dos Vinhos Messias, notamos seu aroma ligeiramente frutado e também com um pouco da madeira. De pouco corpo, ao degusta-lo não nos sentimos propriamente enlevados, mas o bebemos como um vinho de mesa razoável.

Nenhum comentário: