setembro 18, 2003

DEPOIS DA GARRAFA ABERTA...
Quando se decide pela abertura de uma garrafa de vinho, a melhor recomendação é bebê-lo por inteiro. Nem sempre, porém, dá para seguir o conselho, como no caso dos vinhos destinados ao dia-a-dia, consumidos aos poucos. E aí reside o perigo: a entrada de oxigênio acarreta alterações no vinho, afetando a cor, os aromas e o sabor. Mais, ainda, propicia a proliferação de microorganismos, que acabam por causar danos irreparáveis ao vinho.
Como a incorporação de oxigênio vai aumentando na medida em que também aumenta o volume vazio da garrafa, o procedimento mais recomendado é beber todo o vinho em, no máximo, três dias. E, no intervalo entre os dias, manter a garrafa (fechada com a rolha original) na parte inferior da porta da geladeira, só a retirando alguns momentos antes de beber, para que o vinho tenha um leve aumento da temperatura.
Evidentemente, prolongar o tempo de consumo do vinho é uma decisão que dependerá, fundamentalmente, da qualidade do que está na garrafa: se for um vinho simples, dá para arriscar; mas, se for de maior qualidade, nem pensar. É melhor arranjar um bom parceiro para dividir o prazer. (Fonte: Jornal Bom Vivant, agosto/2003)

Nenhum comentário: