setembro 10, 2003

UMA IDÉIA INFELIZ
Notícia divulgada pela Agência Reuters, em Berlim, no último dia 5, dá conta de que uma empresa italiana vem comercializando um vinho, especialmente dedicado ao mercado alemão, cujos rótulos trazem imagens de nazistas como Hitler, Goëring e Himmler, personagens macabros da História durante os fatídicos anos da Segunda Guerra Mundial. Não apenas imagens, mas também frases em alemão, que parecem saudações do Reich.
As autoridades alemães, considerando que se trata de uma violação às regras anti-nazistas da União Européia, solicitaram ao governo italiano uma investigação do caso.
A empresa se defende, alegando que "os rótulos nos lembram a vida de personagens célebres da história política italiana e mundial, como Che Guevara, Churchill, Hitler, Marx, Mussolini e Napoleão"... Mas a legislação alemã proíbe estritamente o uso de símbolos ou insígnias nazistas. E as autoridades se mostram particularmente preocupadas com a possibilidade desses vinhos serem trazidos por turistas, que poderiam compra-los em postos de gasolina, muitos sob o controle estatal italiano.
Possivelmente, trata-se de uma grande jogada de marketing da empresa italiana. Mas, convenhamos, colocar a imagem de um nazista no rótulo de um vinho (de qualquer marca) é uma idéia extremamente infeliz e de péssimo gosto. Nenhum vinho merece isso. Além do mais, no rol de personalidades citadas pela empresa constam figuras completamente incompatíveis pela sua comprovada atuação histórica. (Fonte: Últimas Notícias, UOL, 05/09/03)

Nenhum comentário: