maio 22, 2004

DEGUSTAÇÕES PROGRAMADAS 2004
VINHO #5: DOMUS AUREA CABERNET SAUVIGNON 1997

Os vinhedos da Clos Quebrada de Macul foram plantados em 1970. Por muitos anos as uvas foram vendidas a grandes vinícolas, a preços elevadíssimos, até que os proprietários, em conjunto com o enólogo Ignácio Recabarren, decidiram, em 1995, construir sua própria vinícola, que fica no Vale de Maipo.
A característica principal da Clos Quebrada de Macul é orientar toda a sua produção para vinhos de alta qualidade. Em seus 30 hectares são cultivadas as castas Cabernet Sauvignon (a maior parte), Merlot e Cabernet Franc em menores proporções.
A produção anual de 8.000 a 10.000 caixas se divide entre as marcas Domus Áurea, Stella Aurea, Alba e Peñalolén. Da produção total, 90% são exportados para países das Américas e da Europa.
O vinho Domus Aurea 97 é considerado um dos melhores Cabernet Sauvugnon chilenos e mereceu da imprensa especializada rasgados elogios e pontuações elevadas:
"This wine is clearly one of the most exciting in South America right now." Wine Spectator, 31/3/01.
1997 Domus Aurea - 91 Points - Hot Wine - Wine Spectator.
1997 Domus Aurea - 93 Points - Top 10 Chilean Reds - Wine and Spirits.
"Vino que no resulta fácil de encontrar, pero que realmente vale la pena probar, considerado el mejor Cabernet Sauvignon del año. Vino excepcioal, noble. (Medalla de Oro)." Guía de Vinos de Chile 2001.

Com tantas referências elogiosas, percebe-se quão difícil se tornou para nós fazer dele uma avaliação correta. Mas vamos aos comentários.
A primeira característica observada foi a sua bela cor, de um rubi profundo, com tons alaranjados. Grande limpidez, pouca transparência e brilho intenso. Uma bela impressão visual.
Ao nariz, aromas de frutas vermelhas, toques mentolados e de chocolate. Sensação muito agradável e suave, demonstrando um bom equilíbrio, ausência de adstringência.
Antes de prova-lo, havia uma certa preocupação, porque a indicação era de que seu período de guarda seria de 3 a 5 anos e já estávamos com dois a mais. Mas esta foi mais uma bela surpresa: o vinho se mostrou inteiro, extremamente equilibrado, expressivo, complexo, muito bem estruturado e de boa concentração.
Sorvemos devagar as nossas taças, sem perder um pouquinho que fosse de toda a sua qualidade. Excelente vinho!!! Pontos: 92.
Por último, uma referência interessante no rótulo traseiro da garrafa: a colheita foi feita entre 15 e 26 de abril de 1997, sob ótimas condições climáticas, selecionando apenas as frutas da mais alta qualidade.

Nenhum comentário: