maio 11, 2004

TRIVENTO TINTO 2003
Faz poucos dias nos deparamos com um rótulo novo, que nos despertou a atenção. Examinando a garrafa, verificamos tratar-se de um tinto seco de mesa argentino, elaborado e engarrafado em Mendoza por Trivento Bodegas y Viñedos S.A.. Um corte de uvas Shiraz e Malbec (proporções não indicadas), com 12,5% de teor alcoólico.
Como o preço era convidativo (pouco mais que R$15), decidimos experimentá-lo. Primeiramente, tratamos de resfriá-lo um pouco, porque a temperatura ambiente por aqui ainda anda meio elevada. Mas, ao colocar a bebida na taça, observamos logo sua cor rubi profunda, sem colorações espúrias, com um brilho agradável, e a limpidez do vinho. Boa impressão inicial. Ao nariz, mostrou aromas típicos de frutas silvestres, de forma bem satisfatória. Mas foi na boca que pudemos concluir pela aceitabilidade deste vinho na categoria "de mesa", com bom corpo, taninos bem presentes e uma adstringência relativamente pequena para sua estrutura e sua idade.
Em resumo, um vinho importado que, na sua categoria, se mostrou adequado para o dia-a-dia e acompanhou bem um prato com carnes grelhadas.
Por último, um detalhe curioso: o rótulo frontal traz a indicação "Concha y Toro in Argentina", o que dá a entender que a vinícola Trivento esteja integrada ao conhecido grupo chileno.

Nenhum comentário: