VINHOS... É IMPORTANTE LEMBRAR...
Esta é uma dica para quem pensa em registrar suas impressões de degustação, mas deixa de fazê-lo por julgar que se trata de tarefa “técnica” e complicada. Está nas livrarias um livrinho fino, formato de bolso, que se propõe a orientar exatamente a esses indecisos: “Vinhos... é importante lembrar..., de Rogério Dardeau. Eis o que de mais significativo diz o autor na apresentação:
Você bebe um vinho... Tempos depois, quer lembrar, pois ficou com uma agradável impressão de cor, de aroma, de sabor ou de todas essas características... Mas se esqueceu do nome, do produtor, de que país era... Quantas vezes vi isso acontecer!
Pode também ser o contrário: o vinho azedou sua garganta e você não lembra que fato foi esse que Dionísio desprezou e Baco destruiu. Embora digam que nunca se esquece o que é ruim, já comprovei: isso não é regra! Muita gente apaga tudo o que cai mal.
O objetivo deste livro é permitir que você se provoque a registrar o que lhe desperte interesse num vinho. Insisto: o que lhe desperte interesse!
Você poderá ser muito exigente e se utilizar de todas as indicações do livro, no preenchimento das páginas. Ou poderá apenas efetuar os registros dos aspectos que lhe instiguem mais. Este é o ponto central que queremos atingir: ser um auxiliar de sua memória.
Após um capítulo ligeiro sobre a degustação, seguem-se 16 fichas em frente e verso para o registro dos dados. Ao final, um apêndice com explicações sobre cada tipo de registro e orientações para o preenchimento das fichas.
Rogério Dardeau estuda vinhos desde o início dos anos 70 e, entre 1984 e 1986, teve formação particular com um sommelier português. Tem livros publicados, dentre os quais "Vinhos - Uma Festa dos Sentidos".
63 páginas, MAUAD Editora, R$22,20
junho 03, 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário