agosto 07, 2005

FORTALEZA DO SEIVAL VINEYARDS
A Vinícola Miolo lançou, no dia 16 de julho passado, na Fazenda Fortaleza do Seival, em Candiota, os vinhos produzidos na Campanha Gaúcha. O lançamento contou com a presença do enólogo francês Michel Rolland.
Este foi o primeiro evento no Brasil a apresentar todos os vinhos da região da Campanha e a primeira oportunidade de conhecerem o projeto Fortaleza do Seival Vineyards, a grande promessa da Miolo para o mercado internacional.
Ao todo foram seis vinhos:
- Quinta do Seival Cabernet Sauvignon – safra 2004
- Quinta do Seival Castas Portuguesas – safra 2004
- Fortaleza do Seival Tannat – safra 2004
- Fortaleza do Seival Tempranillo – safra 2004
- Fortaleza do Seival Pinot Griggio safra 2005
- Fortaleza do Seival Sauvignon Blanc - safra 2005
O evento marcou a entrada da produção do Seival no mercado nacional e internacional. Serão 260 mil garrafas entre os seis vinhos.
Projeto
A região da Campanha, localizada ao sul do Rio Grande do Sul, tem clima ideal para cultivo destas castas: seco, com amplitude térmica (diferenças de temperatura entre o dia e a noite) que chegam a 16 graus.
Segundo a Miolo, buscou-se o que existe de melhor em tecnologia para a implantação de vinhedos . A escolha das variedades, algumas delas inéditas no Brasil, foi minuciosa.
O projeto Fortaleza do Seival foi iniciado em 2000, com investimentos de R$ 10 milhões, em uma área de 100 hectares de parreirais e produtividade média das vinhas entre seis e oito toneladas. Em 2003, obteve seu primeiro reconhecimento, com a colocação no mercado do Quinta do Seival Castas Portuguesas, que foi bem recebido pela crítica especializada e foi exportado para França, Itália, Alemanha, República Tcheca e EUA.
Degustação
Fortaleza do Seival Tempranillo – Estrutura média, tonalidade média de rubi. Leve toque de madeira, presença aromática de frutas vermelhas. Graduação alcoólica: 13%.
Fortaleza do Seival Tannat – Encorpado, mais estruturado que o tempranillo, tanino pronunciado (característica própria dessa uva), tonalidade forte de vermelho ficnado entre rubi e púrpura. Presença de carvalho, frutas maduras e especiarias. Equilibrado, sensação aveludada. Graduação alcoólica: 13%.
(Fonte: Miolo)

Nenhum comentário: