setembro 07, 2011

UMA DÉCADA DEPOIS...


Há exatos dez anos entrava na Web este blog, fruto de uma idéia de seu idealizador: levar aos consumidores de vinhos informações que pudessem contribuir para aumentar-lhes um pouco os conhecimentos, mas sem quaisquer conotações de natureza comercial. Modestamente, sem pretender demonstrar erudição, mas sempre no afã de dividir com outros consumidores aquilo que era aprendido, fosse na degustação de um dado vinho ou em informações adquiridas. Sim, porque os enófilos conscientes estão sempre em aprendizagem.

Muita coisa mudou nessa década. O mundo mudou: tivemos um 11 de Setembro trágico, com sérias conseqüências no plano internacional; tsunamis, tufões, vulcões em erupção mostraram e continuam mostrando a força da Natureza; uma crise financeira global afetou as economias de grandes potências;no Brasil, classes menos favorecidas beneficiaram-se de medidas econômicas; aumentou a longevidade; enfim, muita coisa mudou.

E no mundo do vinho não foi diferente: cada vez mais são notados os efeitos da globalização, com vinhos prèt-à-boire, “parkerizados”; os brasileiros passaram a interessar-se mais pelos vinhos, aumentando ligeiramente o seu consumo; os vinhos nacionais tiveram alguma evolução, mas é longo ainda o caminho a percorrer no sentido de uma maior qualidade e continuam muito caros; aumentou bastante o número de sites, sejam blogs particulares, sejam lojas virtuais, assim como aumentou o número de eventos.

E, agora, tomando a passagem dessa década como uma linha divisória, cabe avaliar qual deverá ser o destino deste blog: se deixá-lo no ar, como está; se encerrá-lo em definitivo; se investir numa revitalização, com base em uma nova “roupagem”. A resposta vai ter que ser maturada – como convém aos bons vinhos – e nesse processo as opiniões dos leitores serão muito importantes. Contamos com elas, via e-mail.

Nenhum comentário: