novembro 29, 2002

UM TINTO CALIFORNIANO
Entrar em uma loja de vinhos é sempre uma experiência emocionante. Percorrer as prateleiras, checar o que elas apresentam, pegar as garrafas nas mãos, olhar os rótulos com cuidado, numa ansiedade contida... E decidir-se entre essa ou aquela marca, comparar preços, apostar em alguma marca ainda não conhecida... Certamente, são sensações vividas por todos aqueles que apreciam vinhos.
E foi assim, garimpando daqui e dali, que nos defrontamos com um tinto californiano (USA), a um preço realmente convidativo. Então, decidimos que era preciso degustá-lo e não foi preciso esperar muito.
Era um Classic Cabernet Sauvignon, safra 1993 (!), com 12,5% de graduação alcoólica, produzido e engarrafado por The Monterey Vineyard, ao sul do Condado de Monterey, considerado o quarto maior produtor de uvas viníferas do mundo.
As informações do rótulo dão conta de que o envelhecimento se deu em pequenos barris de carvalho, de modo a amaciá-lo e adicionar complexidade, além de que possui aromas de cereja.
Ao observá-lo, pudemos constatar a limpidez, após quase 10 anos, e sua característica de encorpado, com uma cor vermelho escura. Não conseguimos (falha nossa?) identificar o aroma de cereja, mas o de madeira lá estava presente e bem claramente. Ao beber, notamos um pouco de acideaz.
Mas a impressão que nos ficou foi a de um vinho honesto, que poderia ser degustado sem maiores problemas e bem aceito. Aí fica o recado.

Nenhum comentário: