outubro 30, 2003

CHILE, SEDE DO NOVO MUNDO
Nos próximos dias 6 e 7 de novembro se realizará no Chile uma reunião promovida pelo World Wine Trade Group (WWTG), sob a denominação de New World Wine. Estarão presentes delegações da Austrália, Estados Unidos, Canadá, Nova Zelândia, África do Sul, Argentina e Chile, os sete países que, há quatro anos, também no Chile, constituíram o grupo New World Wine e se tornaram uma "pedra no sapato" para o chamado Velho Mundo. Estarão presentes delegações dos setores públicos de todos esses países. Participarão, ainda, como convidados especiais, México e Uruguai, candidatos a integrar o grupo em futuro próximo.
Nessa reunião, espera-se firmar alguns acordos que já vêm sendo discutidos há dois anos, dentre os quais um dos mais relevantes é o da harmonização dos rótulos. O objetivo é que todos os países membros entendam as legendas e exijam o mesmo. No rótulo deverão aparecer, em todos os países: a confirmação de que o produto se chama vinho; a origem; o teor alcoólico; o volume engarrafado. A inclusão de outras informações, como a variedade das uvas ou o "terroir", fica por conta de cada país.
Uma das características desse grupo é ser uma das poucas instâncias no mundo onde os setores público e privado trabalham juntos e sem problemas.
Pena que o Brasil não vá participar desse encontro, nem ao menos como simples ouvinte... (Fonte: Chilevinos, 29/10/03)