PERSONALIDADE DOS CONSUMIDORES DE VINHO
Os consumidores de vinho são mais reservados e preocupados com a saúde que os grandes bebedores de cerveja. É o que aponta uma recente investigação, com base científica, realizada no Winnipeg, Canadá. Em outras palavras, a personalidade do consumidor de álcool depende do tipo de bebida habitualmente tomada.
O estudo, realizado pela Unidade de Investigação de Álcool e Tabaco da Universidade de Manitoba, detectou traços psicológicos distintos entre 1252 aficionados de cerveja, vinho e outras bebidas. Utilizando questionários detalhados e entrevistas, percebeu-se que 202 preferiam o vinho, 340 a cerveja e 542, outras bebidas.
Os resultados indicaram que os bebedores de cerveja seriam muito mais extrovertidos e impulsivos que os de vinho, ficando os consumidores de outras bebidas entre essas duas categorias. Inclusive, o estilo de vida de cada um desses grupos é um fator a ser considerado: os que preferem o vinho podem ser mais sofisticados e preocupados com a saúde, possuir hábitos alimentares saudáveis e praticar exercícios; os que bebem cerveja são mais propensos a ficar sentados em um bar.
Os bebedores de vinho foram os de mais baixas pontuações em força de personalidade e busca de sensações, ao contrário dos que preferem a cerveja, o que, para estes últimos, seria um fator de risco de problemas cardíacos.
O estudo apontou também que as diferenças de personalidade entre esses grupos podem estar relacionadas em parte a dados demográficos, já que os consumidores de vinho tendem a ser mais velhos, cultos, de maioria feminina, casados, ao passo que os bebedores de cerveja são homens jovens, menos cultos e solteiros.
Uma nota: Ao noticiarmos esses resultados, não temos a menor intenção de traçar paralelos ou fazer comentários jocosos entre quem bebe vinho ou cerveja. Consideramos, apenas, tratar-se de informações curiosas, procedentes de um país altamente desenvolvido, que podem despertar a atenção de leitores. Neste site se fala de vinho, mas nada temos contra a cerveja, por sinal, uma grande e gostosa bebida! (Fonte: Chilevinos, 30/10/03)
outubro 31, 2003
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário