outubro 11, 2005

PARREIRAIS DO PARALELO 31

Image hosted by Photobucket.com

Na região de Palomas, a paisagem do pampa é embelezada por milhares de cachos perfeitos, obtidos em uma das áreas mais nobres do Brasil para o cultivo de viníferas.
A exemplo dos melhores vinhedos do mundo, os de Sant'Ana do Livramento e Rivera também estão situados em uma região privilegiada, que se chama Paralelo 31. Nesta área, o clima (com invernos rigorosos e verões com 100 dias de sol), bem como as características do solo, determinam as condições ideais para o cultivo de uvas viníferas. Sendo assim, a matéria prima - a uva - chega à vinícola em seu melhor estado de amadurecimento - com alto grau de açúcar, relação de acidez e PH equilibrado, além de um excelente estado sanitário - uma combinação de fatores que resulta em um vinho de alta qualidade e competitividade no mercado.
Os vinhedos da Almadén, localizados aos pés do Cerro de Palomas, são pioneiros na campanha gaúcha, e ali estão instalados há mais de trinta anos. Esta é a única grande vinícola brasileira que produz 100% das uvas que são empregadas na elaboração de seus vinhos. A capacidade anual de produção está em torno de 7 milhões de quilos das variedades Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, Merlot, Riesling, Chardonnay, Ugni Blanc, Gewürztraminer, Gamay, Sauvignon Blanc, entre outras.
Além de Almadén, pertencente à Pernod Ricard, outras vinícolas também estão instaladas no município. A Santa Colina é um projeto do grupo francês Hombo, o maior produtor e distribuidor de bebidas do Japão, que vem a Sant'Ana para produzir para aquele país, bem como para o mercado brasileiro. Propriedades menores também despertaram para o cultivo de castas nobres e, a cada safra que passa, vão conquistando também o seu espaço, como é o caso da Vale de Palomas, do estreante na arte de vinificar, Fabrício Cheguem, que neste ano produziu 10 mil litros do recém chegado no mercado, vinhos Don Gabriel.
Com as mesmas condições de clima e solo, Rivera - no lado uruguaio - também possui suas vinícolas. O destaque fica por conta das Bodegas Carrau, uma paixão familiar iniciada na Espanha e transmitida, de geração em geração, durante mais de 250 anos. Em Rivera, a Carrau possui uma das mais modernas bodegas da América Latina, com funcionamento baseado na ação da gravidade; um verdadeiro luxo, no coração do Cerro do Chapéu, um outro cartão postal da cidade. Propriedades menores também têm seu espaço, e pouco a pouco, conquistam o consumidor de vinho. É o exemplo das Viñas Del 636, uma empresa familiar onde Jorge Gutierrez e seu filho, o enólogo Tiago Gutierrez, elaboram, artesanalmente, cerca de 30 mil litros de vinho ao ano.
Grandes ou pequenas, as vinícolas de Livramento e Rivera são, inquestionavelmente, dignas de uma visita. Aqui você conhecerá a arte, aliada à paixão, de elaborar os melhores vinhos finos do Rio Grande do Sul e Uruguai. FONTE: A Platéia Online, Santana do Livramento, RS.

Nenhum comentário: