SERVIR O VINHO? QUAL A ORDEM?
Quando existem vinhos diferentes para servir, surge uma dúvida: em qual ordem? O procedimento adequado não chega a ser um ritual, mas, sim, trata-se de aplicar o bom senso. A regra básica, primordial, a ser observada é a seguinte: um vinho não deve jamais fazer com que os participantes desejem voltar ao que o precedeu.
A ordem por que se devem servir os vinhos é a seguinte: o seco antes do doce, o novo antes do velho, o branco antes do tinto.
É lógico que não poderemos apreciar um bom vinho seco se antes tivermos bebido um vinho doce. Da mesma forma, deve-se servir um vinho novo antes do velho, porque o vinho que envelheceu, em princípio, está no seu auge e eclipsará um vinho novo, mesmo que seja muito bom, cuja maturação ainda não terminou. Isso leva-nos à regra fundamental da ordem dos vinhos: o último deve ser o melhor. O ideal é seguir uma progressão que vá do bom ao excelente, do mais leve ao mais encorpado, do simples ao sutil.
Apesar disto, há quem faça exatamente o contrário e prefira beber primeiro o melhor dos vinhos, sob a alegação de que, depois de algumas taças, qualquer coisa vale... Mas, não seria esta a postura de um degustador equilibrado, que bebe com moderação.
outubro 02, 2005
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário