maio 20, 2003

BOSCATO
A Boscato Indústria Vinícola Ltda., menos divulgada talvez do que suas congêneres do Vale dos Vinhedos, situa-se no município de Nova Pádua, a 165 km de Porto Alegre e a 32 km de Caxias do Sul, em região privilegiada no Vale do rio das Antas. Lá, a 710 m de altitude, o clima é adequado para a cultura de uvas finas, com invernos rigorosos e insolação abundante no verão. Cerca de 15.000 pequenas propriedades, de topografia acidentada e com solos pedregosos, dedicam-se ao cultivo da uva.
A empresa, fundada em 1983, é tipicamente familiar e tem uma produção anual de 400.000 litros. Desde 1995 dedica-se à elaboração de vinhos finos, como os varietais Riesling, Chardonnay Reserva, Merlot Reserva e Cabernet Sauvignon Reserva. Mas o ponto alto da linha é o Gran Reserva Boscato Cabernet Sauvignon 2000, elaborado com uvas produzidas em vinhedos próprios e envelhecido em barrís de carvalho francês.
Nossa degustação foi a de um Cabernet Sauvugnon, safrea de 1999, seco, com 11% de teor alcoólico, um vinho que recebeu Medalha de Ouro no International Wine Challenge 2000, em Beijing, China.
Na avaliação visual mostrou uma coloração vermelho-rubi, com reflexos violáceos. Seu aroma é agradável, levemente herbáceo, mas sente-se também a presença discreta e equilibrada da madeira. Na boca, evidencia um corpo médio, e taninos ainda pronunciados. Mas é um vinho que, em seu contexto geral, nos agradou, dentre os nacionais que temos experimentado. Seu preço de custo ficou em torno de R$17,00.