maio 15, 2003

A ONDA DOS BARES DE VINHOS
A nova onda na cidade do Rio de Janeiro são os bares onde se pode desfrutar de vários tipos de vinhos, todos em copos. São os famosos "Wine Bars". Desde a chegada ao Brasil das máquinas que permitem a conservação do vinho após a abertura das garrafas, conhecidas como "Wine Keepers", o número de bares e restaurantes com esta opção tem se diversificado.
Estas máquinas são capazes de manter a qualidade do vinho, depois de aberta a garrafa, por até quatro ou cinco dias. Após a retirada da rolha, a garrafa é acoplada a uma válvula ligada a um cilindro de nitrogênio; como o nitrogênio é um gás inerte, isto é, não possui oxigênio na sua composição, o vinho não oxida, permitindo ser consumido em taças. A máquina é dividida em dois compartimentos: um para os vinhos brancos, onde se mantém uma temperatura média de 10°C, e outro para os vinhos tintos, onde a temperatura fica entre 16°C e 18°C. Sem estas máquinas, seria impossível o surgimento dos "Wine Bars".
Entre restaurantes e bares com este tipo de serviço, a cidade já conta com mais de vinte. Neles, é possível combinar pratos diferentes, com vinhos diferentes. O ponto alto, claro, é a grande variedade (30 ou mais) de vinhos de todos os tipos e procedências, servidos em copo. Estes locais são um achado para os amantes do vinho e uma escola para os iniciantes. Proporcionam uma viagem pelo mundo dos vinhos, sem ter que se gastar altas cifras.
(Publicado no site vinhos do Brasil).

Nenhum comentário: