VIÑA CASA SILVA
Fundada em 1892, a Viña Casa Silva, uma das mais conceituadas vinícolas do Chile, situa-se no Vale de Colchagua, ao sul de Santiago. É uma das raras administradas por uma mesma família, atualmente na 5ª e 6ª gerações. Seus objetivos são, de forma pioneira, desenvolver um maior conhecimento do "terroir" na região e produzir vinhos de comprovada individualidade: complexos, encorpados, potentes, harmonizando a fruta e a madeira, e com taninos suaves; um diferencial em relação aos típicos vinhos chilenos, que costumam privilegiar apenas uma dessas características (na opinião de Mario Pablo Silva, Gerente Geral, em entrevista ao Chilevinos, julho/02).
São 830 ha de vinhedos em 3 localidades dentro do Colchagua: 100 ha em Los Lingues, ao norte dos Andes, para vinhos Reserva, de qualidade premium; 350 ha de vinhedos antigos, com cerca de 90 anos, localizados em Angostura, no meio do Vale; e 380 ha em Lolol, ao sul, próximo do Oceano Pacífico.
O Vale de Colchagua é o principal distrito chileno para as variedades tintas, onde os maiores investimentos são feitos pelos prestigiados produtores franceses e californianos. Os vinhos tendem a ser mais finos e de maior complexidade que os do Vasle do Maipo. Três variedades principais de uvas tintas são cultivadas: Cabernet Sauvignon, Merlot e Carmenère (uma antiga variedade Bordeaux, que deu origem aos vinhos chilenos de qualidade). Syrah, Pinot Noir, Sangiovese, Cabernet Franc e Petit Verdot foram plantadas recentemente. Nos brancos, produzem Chardonnay, uma Sauvignon Blanc seca e uma Sémilion Late Harvest, assim como a única Sauvignon Gris do mundo, com vinhedos de 100 anos. Plantações recentes também incluem as castas Viognier e Gewurztraminer.
agosto 20, 2003
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário