setembro 21, 2002

BREVE HISTÓRIA DO VINHO (5)
Novos desafios para o vinho
O vinho não era mais necessário como parte da dieta diária. O século XVII assistiu a um breve declínio da indústria do vinho. A propaganda política e religiosa pouco fez para promover o consumo de vinho para o prazer. E o vinho também teve que enfrentar um rival: o fornecimento de água potável, límpida e facilmente disponível para o consumo.
O vinho ainda enfrentou outros rivais no século XVII: bebidas destiladas (incluindo Gin e Brandy), tabaco, cerveja, chocolate, café, chá, champanhe.
Ou o vinho competia com esses rivais ou estava fadado a desaparecer. No entanto, novos desenvolvimentos ajudaram a indústria do vinho a manter sua popularidade. A invenção de melhores métodos para a fabricação de vidro, a rolha e outros acessórios, assim como melhores métodos de produção, em muito ajudaram o vinho naquele século.
Foi um período em que o vinho sofreu muitas mudanças.
A Inglaterra não se beneficiou de muitos desses desenvolvimentos por causa de suas relações políticas com a França. Os ingleses ficaram sem uma maior fonte de suprimento de vinho, por causa desses estremecimentos políticos, e tiveram que se voltar para outros lados. E procuraram Portugal, Holanda e mesmo a África do Sul holandesa, para a importação de seus vinhos. Quando a Inglaterra tomou a África do Sul, nos começos de 1800, assumiu o controle de um suprimento regular de vinho. Lord Nelson, o comandante britânico durante as guerras napoleônicas, referiu-se a esta colônia como uma "imensa taberna".
Apesar das relações tumultuadas com os ingleses, a indústria do vinho francês decolou no século XVIII. Muitas pessoas consideram que esta foi a época em que o vinho de Bordeaux começou a florescer e ganhar popularidade. Os comerciantes que freqüentavam Bordeaux vinham de áreas tais como Holanda, Alemanha, Irlanda, e mesmo Escandinávia. Bordeaux estava apta para negociar vinho por café e outros produtos do Novo Mundo. Isto ajudou a reforçar o papel do vinho na nascente indústria do comércio mundial. (>>>continua)