setembro 23, 2002

BREVE HISTÓRIA DO VINHO (7)
O vinho no mundo de hoje
Os últimos 90 anos assistiram a revolução industrial dos vinhos. O embasamento científico da fabricação de vinhos desenvolveu-se grandemente no século XX, permitindo que muitas coisas antes impossíveis fossem realizadas.
Um exemplo disto é a refrigeração. Antes de 1940, o vinho era fornecido às pessoas de acordo com sua localização geográfica. Com a disseminação da refrigeração, tornou-se fácil para as vinícolas controlar a temperatura de seus processos de fermentação. Isto permitiu fabricar vinhos de alta qualidade em climas quentes, algo antes não muito factível.
O avanço da ciência durante o último século contribuiu grandemente para o desenvolvimento da indústria do vinho.
A moderna fabricação pode alcançar controle físico total de cada estágio da produção. Por outro lado, esses mesmos avanços tecnológicos têm levado à tentação de produzir mais vinhos, em detrimento da qualidade. Os fabricantes enfrentam o desafio de produzir mais vinho para um mercado maior, sem perder o caráter local de seus produtos.
E aqui termina essa breve história do vinho. Ela serve paea nos mostrar como o vinho evoluiu, desde tempos tão remotos, passando por altos e baixos, servindo aos interesses de governantes, de poderosos e nobres, até chegar aos dias atuais, acessível a classes menos abastadas. Não podemos prever os caminhos que a Humanidade trilhará nos próximos séculos, mas arriscamo-nos a fazer uma previsão: o vinho continuará seguindo o seu papel de aglutinador social, aproximando as pessoas, fazendo com que, mesmo em fugazes momentos, se sintam mais satisfeitas. E gostaríamos, também, de, num exercício de futurologia, imaginar que essa bebida famosa venha a fazer parte cada vez mais da mesa de diferentes classes sociais, o que seria um indício de um menor distanciamento entre elas.
Então, bebamos! E brindemos a todos, pela paz e prosperidade no Mundo!