setembro 13, 2002

DOM CÂNDIDO
Degustamos um Dom Cândido Reserva Cabernet Sauvignon 99. Sua origem está ligada à própria história da família Valduga , originária de Rovereto, no Tirol italiano, que chegou ao Brasil em 1875, estabelecendo-se em Bento Gonçalves e, desde logo, dedicando-se à vitivinicultura. Anos mais tarde, um dos netos, Candido Valduga, aprimorou seus próprios vinhedos e partiu para a produção de vinhos finos, em pequena escala, mas de boa qualidade.
Com 12% de graduação alcoólica, é produzido e engarrafado pela Adega de Vinhos Finos Dom Cândido Ltda., em Garibaldi. Numa análise visual, apresenta uma cor rubi, brilhante e com reflexos violáceos, e uma boa aderência. Seu aroma de madeira é bastante agradável, denotando o amadurecimento e o envelhecimento em barris de carvalho europeu. Um vinho encorpado, com gosto pronunciado, em que se sente bem o efeito da madeira.
Detentor de vários prêmios no Brasil e no exterior, como a Medalha de Prata no “China Wine and Spirits 2002”.
Sentimos os taninos ainda elevados, mas devem reduzir-se com mais alguns anos de envelhecimento em garrafa. No geral, é um vinho bastante agradável, que pode ser degustado com satisfação.