setembro 07, 2002

DEGUSTAR É ESCREVER POESIA
O objetivo deste blog é disseminar informações sobre degustação. De forma variada, sem uma linha pré-estabelecida de edição. E essas informações existem em abundância na Internet, a tal ponto que seria preciso dispor de muito tempo e paciência para vasculhar todo esse manancial.
Vez por outra nos deparamos com artigos escritos de forma bem objetiva, que abordam o essencial de maneira singela, mas que tocam nossa compreensão. E assim foi quando lemos o que escreveu Marcelo Copello na Gazeta Mercantil de 18/01/02, sob o título acima; dele extraímos alguns trechos, que abaixo reproduzimos:
>>>"Beber é simples: basta transferir o líquido da taça para a boca e dali direto ao estômago. Na degustação, este caminho passa pelo cérebro e pelo coração. Exige concentração, técnica, experiência, imaginação, memória e, sobretudo, paixão."
>>>"Degustar é sentir o vinho e interpretá-lo. Para isso é preciso educar as emoções, aprendendo a traduzi-las e descrevê-las...E o que é colocar emoções em palavras? Poesia. Degustar é escrever poesia."
>>>"Degustar é apresentar visão, olfato, tato e paladar, mais ou menos nesta ordem...A verdadeira técnica de degustação consiste em proceder toda esta análise de maneira natural e contínua, de modo a não comprometer o principal, o prazer."
Os interessados encontrarão aqui a íntegra do artigo.
São afirmações claras sobre qual deve ser a nossa conduta diante de uma taça com vinho. E mesmo aqueles que não tenham a pretensão de se tornarem experts no assunto sempre poderão pensar um pouquinho na sua validade.

Nenhum comentário: