setembro 29, 2002

COPOS, UMA VEZ MAIS
Já falamos aqui sobre a importância da escolha adequada dos copos, na hora de uma degustação. Mas , nunca é demais relembrar este assunto e, neste sentido, vale a pena ler a matéria publicada na revista Domingo, do Jornal do Brasil, nesta data, assinada por Cristiano Dias. Sob o título Acerte o copo, esclarece como a fabricante de copos austríaca Riedel se tornou famosa, a partir das idéias revolucionárias de Georg Riedel, no final da década de 80. Ele partiu da premissa de que o conteúdo é que deveria determinar a forma do copo e conseguiu impor seus conceitos.
É verdade que a reportagem se detém nos copos de cristal fabricados pela Riedel, perto de 70 tipos, de altíssima qualidade, mas as sugestões apontadas servem, também, para copos menos nobres. A regra básica é usar copos grandes para os vinhos tintos e médios para os brancos, lembrando que, quanto mais nobre e encorpado for o vinho, maior deverá ser o copo. Em se tratando de vinhos leves, pouco estruturados, tintos ou brancos, o copo deve ter as bordas ligeiramente fechadas, para reter os aromas.
Interessante a observação sobre a localização dos aromas, em camadas superpostas, de acordo com a sua densidade: os mais leves (frutas e flores) nas bordas; fragrâncias de plantas verdes e minerais, no meio; e, no fundo, os aromas da madeira e do álcool.
Em resumo, o que fica bastante claro é que o tipo de copo está intimamente relacionado às características do vinho a degustar, cabendo a quem bebe fazer suas próprias experiências e tirar suas conclusões, mas procurando seguir essas regras básicas.