julho 09, 2003

O VINHO FRANCÊS
Considerado um patrimônio nacional, o vinho francês é conhecido como um dos melhores do mundo. A França produz 60 milhões de litros de vinho por ano e só encontra competidores, tanto em termos de volume quanto de qualidade, na Itália e na Espanha.
A maioria das regiões produz vinho, em grande ou pequena quantidade. Cada uma tem o seu tipo de vinhedo, bem diferente dos outros. As regiões produtoras mais conhecidas, tanto pela qualidade quanto pelo volume, são cinco: Bordeaux, que fabrica o vinho mais conhecido e consumido pelos franceses; Borgonha, famosa por seus vinhos brancos, mas que também produz grandes tintos; Vale do Rhône; Alsácia, mais voltada para o vinho branco; Champanhe.
A noção de “terroir” (conjunto de dados naturais, climáticos e geológicos como a altitude, a orientação em relação ao sol) é muito importante. Poucos países no mundo podem se gabar de ter condições naturais tão perfeitas para a cultura de vinhedos.
Quanto às melhores safras, as de 1929, 1945, 1947 e 1961 foram excepcionais; outros anos ótimos foram 1988, 1989 e 1990. As melhores do último decênio seriam 1995, 1996 e 1998. (Fonte: Revista França – Brasil)

Nenhum comentário: