junho 08, 2003

O MERCADO ITALIANO DE VINHOS
Uma recente pesquisa realizada pela Universidade de Bolonha, sob os auspícios da FEDERVINI, dá bem uma idéia do que representa o mercado de vinhos para a economia italiana. São mais de 300 mil empresas da agroindústria e 400 mil no setor de distribuição de alimentos; envolve mais de 700 mil pessoas, direta ou indiretamente; e contribui para a economia do país com mais de 20 bilhões de euros e mais de 5 bilhões de euros em impostos diretos ou indiretos.
A pesquisa teve por objetivo mostrar a importância do mundo do vinho para o sistema sócio-econômico italiano, e os dados obtidos revelam que a contribuição do setor é enorme, conforme afirma o próprio presidente da FEDERVINI, Pietro Mastroberardino.
A pesquisa revela também que existem cerca de 200 mil viticultores na Itália, 80% deles com mais de 50 anos. Mais ainda, as vinhas totalizam cerca de 586 mil hectares de área produtiva e 47 mil improdutiva (1 a 3 anos), 27% dos quais na região nordeste.
A pesquisa ainda revela a idade das vinhas (69% com mais de 15 anos) e o percentual de vinho engarrafado (62%), assim como a distribuição geográfica das caves: a região central concentra 14.820 empresas, 33% do total.
São dados divulgados em Verona no dia 4 deste mês e não sabemos se já publicados na imprensa nacional.

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