junho 28, 2003

J.P. TINTO - UM PORTUGUÊS BOM DE MESA
As Terras do Sado compreendem a região situada entre os estuários dos rios Tejo e Sado, próxima de Lisboa. Lá são produzidos vinhos intensos em cor e sensações na boca, com corpo e vigor, que tanto são bons para beber jovens quanto depois de armazenados por vários anos em madeira.
Este tinto de mesa, um Regional Terras do Sado, com 12% de teor alcoólico, é elaborado 100 % a partir da casta Castelao Francês, mais conhecida com o nome de Periquita, em Azeitão, na Península de Setúbal.
Segundo informações da vinícola, após o esmagamento das uvas o vinho é fermentado a temperatura controlada, seguindo-se de imediato a estabilização e o engarrafamento, para permitir a retenção dos aromas frutados, obtendo-se um vinho muito agradável para consumir jovem.
Apresenta cor rubi não muito intensa, aromas dominantes de frutos encarnados e mostra-se macio na boca, onde se pode sentir a madeira. Não é muito encorpado, mas na sua categoria de vinho de mesa é uma opção interessante, com uma boa relação preço/qualidade.