junho 25, 2003

SERRAS DE AZEITÃO
Durante quatro séculos, a região de Azeitão mereceu disputar com a Vila de Sintra as preferências de nobres e fidalgos portugueses. Deste modo, Azeitão pode, ainda hoje, ostentar edifícios de significativa importância, integrados em áreas de grande beleza. Situa-se na Península de Setúbal, onde se encontram várias vinícolas, dentre elas a JP Vinhos, produtora de vinhos bem conhecidos, como o Quinta da Bacalhoa, o Má Partilha e o Moscatel de Setúbal.
E foi dessa vinícola que degustamos o Serras de Azeitão, um Vinho Regional Terras do Sado, tinto seco, safra de 2001 e com 13% de teor alcoólico. Elaborado com uvas das castas Castelão (Periquita), Aragonez, Syrah e Merlot, este vinho mereceu do produtor as seguintes Notas de Prova:
Aromas e sabores de frutos encamados, num conjunto gustativo cheio e suave. Servir à temperatura de 14° a 16°. Pronto para ser consumido agora, pode ser guardado durante dois a três anos, se mantido em lugar fresco e seco.
Nossas impressões foram a de um vinho de bela cor rubi, com um bom corpo, aromas frutados suaves e persistentes, que se mostrou bastante agradável ao ser bebido. Uma experiência interessante, realizada em São Paulo, na acolhedora residência do sr. E., em uma noite de gostoso frio e agradável bate-papo ao calor da lareira.