junho 01, 2003

VINHOS DA ESPANHA
Detentora da maior área cultivada em vinhedos no mundo, a Espanha sempre produziu excelentes vinhos e de qualidade variada. Uma das cepas mais difundidas é a tinta Tempranillo - a uva pálida e aromática da região de Rioja.
A história do vinho na terra do flamenco é muito antiga. Há cerca de 1.100 anos, antes da nossa Era, os fenícios introduziram a cultura da vinha em Cádiz, com cepas oriundas da Grécia, do Oriente Médio, de Cartagena e até de Roma. Durante a ocupação romana, os vinhos da famosa Catalunha e de Tarragona eram apreciados pelos conquistadores. Com a queda do Império Romano, os bárbaros invadiram a Península e tentaram destruir a cultura vinícola. Entretanto, em 711 d.C., com a chegada dos árabes, as vinhas foram protegidas com a finalidade alimentar.
Atualmente, a Espanha é o terceiro maior produtor mundial de vinhos, com mais de 35 milhões de hectolitros anuais. Mais de 600 variedades de uvas participam dessa produção, destacando-se entre elas, a Tempranillo - a mais famosa tinta espanhola. O consumo interno per capita chega aos 37 litros por habitante/ano. No Brasil, o vinho espanhol apresenta uma excelente relação: custo/benefício.

Nenhum comentário: