outubro 19, 2004

BEAUJOLAIS NOUVEAU
A região de Beaujolais, a leste da França, é conhecida pela alta produtividade e por originar vinhos diluídos. De lá vem o conhecido Beaujolais Nouveau, um vinho jovem, leve, frutado, de pouca estrutura, elaborado com uvas Gamay. Sua acidez excessiva, no entanto, o torna um vinho apenas razoável para a maioria dos especialistas.
Em seu processo de vinificação, as uvas fermentam dentro das próprias cascas, o que impede a extração de taninos, pois estes se localizam nas camadas externas das uvas. Deste modo, por não conter taninos, o Beaujolais Nouveau precisa ser consumido até seis meses após a colheita e deve ser bebido a uma temperatura entre 12°C e 14°C. Pode ser apreciado como aperitivo ou acompanhar pratos leves.
Mas o que torna este vinho mais conhecido é o formidável esquema de distribuição adotado. Todos os anos, na terceira quinta-feira de novembro, o vinho é encontrado em mais de 200 países, apenas dois meses depois da colheita. São muitos milhões de garrafas produzidas a cada ano.
No Brasil, assim como na Europa, algumas cidades incorporaram o hábito de consumir este tipo de Beaujolais. Esquemas especiais de transporte por aviões são montados para que o vinho chegue na data certa. E há restaurantes que elaboram um cardápio especial para acompanhar o vinho.
Em novembro próximo, a festa acontece no dia 18. Quem aprecia, fique atento.

Nenhum comentário: