outubro 26, 2004

DEGUSTAÇÕES PROGRAMADAS 2004
VINHO #15: NUITS ST. GEORGES 1er CRU (A.O.C.)
Joseph Faiveley CLOS DE LA MARÉCHALE 1991

A cidade de Nuits Saint Georges empresta seu nome à Côte de Nuits, que se estende desde o sul de Dijon até a Cote de Beaune, a leste da França.
Os vinhos da A.O.C. Nuits-St-Georges são produzidos em "terroirs" delimitados pelas comunas de Nuits-Saint-Georges e Premeaux-Prissey. Os solos, de formação jurássica, são essencialmente argilo-calcáreos.Em sua maioria, são vinhos tintos, oriundos de uma única espécie de uva, a Pinot Noir. Já os brancos são elaborados com uvas Chardonnay ou Pinot Blanc.
Os vinhos tintos de Nuits-Saint-Georges possuem quase sempre uma cor intensa e escura. Os aromas são potentes e complexos: eles misturam cereja, cassis,trufa e, muitas vezes, especiarias. São vinhos robustos e elegantes, de bouquet intenso e fragrante.
Os vinhos de Nuits-Saint-Georges estão entre os mais tânicos da Borgonha. A harmonia entre o tanino e "rondeur" torna-os encorpados e sólidos.
A estrutura forte garante uma guarda longa. Em anos médios, eles duram de 5 a 10 anos. Em grandes anos, mantidos em cave até o apogeu, podem atingir 25 anos.
Estes vinhos tintos potentes são melhor apreciados a temperaturas próximas dos 15 a 16 °C. A decantação por uma a duas horas é recomendável.
A degustação deste vinho se revestiu de uma certa curiosidade, não só por ser um legítimo borgonhês, como pelos seus 13 anos, período em que foi mantido o mais possível protegido, mas sem controle das condições ambientais. Havia uma leve suspeita de que poderia já se ter deteriorado.
Mas a primeira impressão após aberta a garrafa começou a desfazer aquela dúvida. O vinho se mostrou inteiro na taça, com uma coloração vermelha viva, grande transparência (dava para ver a mão segurando a taça). Seus aromas eram bastante agradáveis, equilibrados, sem excesso do álcool. Aromas que melhoraram ao longo da degustação.
Na boca, confirmou o equilíbrio e mostrou claramente que ainda estava inteiro. Sem dúvida, um grande vinho, embora nosso paladar se afine mais com os vinhos de Bordeaux. Produzido no Domaine de Joseph Faiveley. Pontos: 84

Nenhum comentário: