outubro 10, 2004

VAI DE ROSÉ?
Estamos em plena primavera e daqui a mais um pouco a temperatura começará a subir, prenúncio da chegada do verão. Para quem bebe vinho, é a época para buscar outras opções. E uma delas, certamente, é o rosé. Mas, que vinho é este?
Originário da região da Provence, na França, o vinho rosé é produzido com uvas vermelhas. A diferença para o tinto é o tempo de contato da casca com o sumo da fruta, que dá a coloração rosada.
Por muito tempo considerado cafona, hoje os mais importantes “chefs” do Brasil são entusiastas da “novidade”, mais adequada ao nosso clima do que os tintos encorpados.
Mas o preconceito contra o rosé ainda é grande. Ele é subvalorizado no Brasil. Mas isso tem justificativa: a maior parte dos rosés vendidos é doce e não devidamente seco.
No entanto, está começando a haver uma retomada dos rosés. A nova onda de consumo deste vinho segue uma tendência mundial. Ele sempre foi o primo pobre dos vinhos, porque nunca haviam investido na qualidade. De dois ou três anos para cá, porém, começaram a surgir bons vinhos rosés, pois produtores investiram em novos tratamentos.
Beber rosé é uma moda que está pegando por aqui porque ele é fresco e pode ser aproveitado despretensiosamente. Por ser um vinho frutado, fica muito bom com salmão e legumes.

Nenhum comentário: