outubro 07, 2006

A CHINA E O VINHO
A China importou nos primeiros sete meses deste ano 60,6 mil toneladas de vinho, 88,8% a mais que no mesmo período de 2005. A maioria das importações veio do Chile, Austrália, França e Itália, segundo dados oferecidos por Wang Qi, presidente da Associação Chinesa da Indústria de Destilados.
Nesse período, as principais empresas chinesas, com vendas superiores a US$ 625 mil anuais cada uma, produziram 256,3 mil toneladas de vinho, com um aumento de 20%. O volume total de vendas chegou a US$ 902,5 milhões, com um aumento do 27,82%.
O vinho começa a se popularizar cada vez mais naquele país. Porém, cervejas e aguardentes tradicionais locais ainda são as bebidas preferidas. O consumo per capita de vinho é de apenas 0,3 litro, 6% da média mundial.
O perfil do consumidor chinês, segundo a associação, é uma pessoa relativamente jovem, com alto nível de estudos e renda, habitante das grandes cidades. Para atender à nova demanda, a China incentiva a produção de vinhos nacionais, como Zhangyu, Great Wall, Dynasty e Weilong, que somam metade da produção total.
O consumo e a produção cresceram em média 10% ao ano na última década. As marcas chinesas, muito mais baratas que as concorrentes estrangeiras, dominam 80% do mercado chinês, mas não podem competir no mercado internacional.
Brasil
No Brasil, a produção de vinho é de 330 milhões de litros por ano, segundo o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin). Cerca de 90% da bebida é oriunda das indústrias gaúchas, mas vitivinicultura está presente também em outros nove estados. (FONTE: Gazeta Mercantil, 18/09/06).

Um comentário:

Administrador disse...

Prezado Ivan, agradeço a visita ao meu blog. Tenho aprendido muito com os enófilos que visitam e opinam. Vou inserir um link para seu blog, que é muito bom!
Abraço.