outubro 28, 2006

TAMPA DE VIDRO PARA GARRAFAS DE VINHO
A Whitehall Lane Winery, uma vinícola familiar de Napa Valley, Califórnia (EUA), é a primeira do mundo a utilizar de forma comercial a nova tampa de vidro Vino-Seal™, da Alcoa. A tampa foi utilizada para vedar 45 mil garrafas do vinho Cabernet Sauvignon Reserva 2003 e três mil garrafas do Cabernet Sauvignon Leonardini Vineyard, ambos de qualidade “premium” produzidos pela Whitehall Lane.
A Vino-Seal™ é uma elegante tampa de vidro para garrafas de vinho e apresenta-se como alternativa às rolhas tradicionais de cortiça e sintéticas. Projetada pela empresa CSI Alcoa, possui o inovador sistema de vedação protegida por uma cápsula de estanho tradicional. Segundo o proprietário da Whitehall Lane, Thomas Leonardini, “a rolha de vidro faz perfeito sentido: é atraente, funcional e elimina os problemas associados à rolha natural”.
Com design similar ao de uma rolha para garrafas de mesa decorativas, a Vino-Seal™ proporciona a vedação ideal, garantindo que o vinho retenha a pureza de sabor e aroma. A tampa utiliza um anel de vedação (“o-ring”) inerte para produzir uma vedação estéril, evitando a contaminação ou oxidação. Ela também é fácil de abrir, pois não requer saca-rolha. Basta cortar ou rasgar a folha em volta da base anel de segurança da garrafa e retirar a rolha, proporcionando o refechamento da garrafa com facilidade.
A Vino-Seal™ é a prima norte-americana das tampas de vinho “vidro sobre vidro” Vino-Lok, desenvolvidas pela Alcoa na Alemanha. Atualmente, a Vino-Lok é utilizada por 350 vinícolas em toda a Europa em vinhos de qualidade “premium”. De acordo com Laura Clark, gerente de marketing de Bebidas para Adultos da Alcoa CSI, “a única diferença entre as duas rolhas de vidro é que a Vino-Lok usa uma cobertura de alumínio, enquanto a Vino-Seal™ usa uma cápsula de estanho, que fica mais de acordo com o envase dos vinhos norte-americanos”.
Benefícios da Vino-Seal™
A adoção da tampa de vidro para vinhos Vino-Seal™ proporciona inúmeros benefícios. Os dois Cabernets da Whitehall Lane se desenvolverão na garrafa com Vino-Seal™ mais vagarosamente do que em garrafas fechadas com rolhas tradicionais, o que prolongará seu potencial de envelhecimento. “O maior benefício é que a possibilidade de eventual deterioração da rolha arruinar a garrafa envelhecida com o sistema de fechamento Vino-Seal™ é zero”, diz Leonardini, enfatizando que a garrafa também poderá envelhecer com segurança na posição vertical.
O vinicultor Dean Sylvester, da Whitehall Lane, trabalha em conjunto com a Alcoa há mais de dois anos pesquisando e avaliando a tampa de vidro. Segundo ele, o engarrafamento é muito tranqüilo e o vinho utilizando a tampa Vino-Seal™ oferece uma linda apresentação. “Como vinicultor, estou empolgado em ver como o vinho evolui,” diz Sylvester. “Se tudo correr como esperado, ampliaremos o programa a outros vinhos que produzimos”.
Sobre a Alcoa CSI
A Alcoa Closure Systems International, Inc. (CSA), integra a Alcoa Inc., e é reconhecida como líder mundial na criação e fabricação de tampas e sistemas de aplicação de tampas. Além de tampas e equipamentos para o segmento de alta qualidade, a Alcoa CSI oferece uma rede global de assistência e suporte técnicos a todos os mercados importantes. Entre os principais estão os de refrigerantes, alimentos, sucos e isotônicos, água engarrafada, cerveja, laticínios, vinhos e destilados, cuidados pessoais e fluidos automotivos.
Em suas 27 unidades e escritórios em todo o mundo, a Alcoa CSI emprega cerca de três mil pessoas. A empresa norteia-se pelos princípios de plena satisfação do cliente e de qualidade total de fabricação e assistência técnica, vinculado às necessidades específicas de cada cliente. Para obter mais informações sobre a Alcoa CSI, visite seu site.
Sobre a Alcoa
Há 40 anos no Brasil, a Alcoa Alumínio S.A. é subsidiária da Alcoa Inc., líder mundial na produção e transformação do alumínio, que atua nos mercados aeroespacial, automotivo, embalagens, construção, transportes e no mercado industrial. A Companhia possui 129 mil funcionários em 43 países e foi nomeada, em 2006, pela segunda vez consecutiva, como uma das empresas mais sustentáveis do mundo, durante o Fórum Econômico Mundial, em Davos, Suíça. A Alcoa também foi escolhida como líder da ética 2005, em ranking do Covalence Ethical, instituição suíça que avalia as empresas no campo da reputação ética.
Na América Latina, a Alcoa conta com mais de seis mil funcionários e possui operações em seis estados brasileiros (Pernambuco, Minas Gerais, Maranhão, Pará, São Paulo e Santa Catarina), incluindo o projeto de mineração de bauxita em Juruti (PA). Possui fábricas também na Argentina, Chile, Colômbia e Peru. Além disso, a Alcoa tem participação nos consórcios das hidrelétricas de Barra Grande e Machadinho, na divisa do Rio Grande do Sul com Santa Catarina. Mais informações sobre a Alcoa podem ser encontradas no website.
FONTE: ALCOA, 29/06/06

Nenhum comentário: