outubro 10, 2006

PARALELO 8 - SUPER PREMIUM DO SÃO FRANCISCO
A ViniBrasil, empresa formada pela parceria entre o grupo vinícola português Dão Sul e a importadora brasileira Expand, acaba de lançar a primeira safra do seu super Premium, o Paralelo 8. O nome é uma referência à latitude onde o vinho é produzido, no Vale do São Francisco, em Lagoa Grande, a 60 km de Petrolina, em Pernambuco, uma latitude “impensável” para os tradicionalistas, já que as zonas consideradas as grandes produtoras de vinhos finos no mundo encontram-se localizadas entre os paralelos 30 e 45 graus de latitude norte e 30 e 45 graus de latitude sul. Questões de clima e solo, mas nada que a tecnologia de hoje não pode resolver.
A safra do vinho Paralelo 8 que chega ao mercado é a de 2005, produzida em quantidade limitada: apenas 3 mil garrafas. O lançamento em São Paulo teve tratamento VIP e foi realizado na Sala São Paulo, onde houve um concerto da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, sob regência do maestro John Neschling. Foram executadas peças de Villa-Lobos.
O Paralelo 8 é resultado de amplas pesquisas científicas implementadas pela vinícola, junto com professores da Universidade de Lisboa, que resultou em significativas descobertas sobre a vitivinicultura em clima semi-árido. João Santos e Carlos Moura, respectivamente agrônomo e enólogo testarem cepas e enxertias e a partir dessas pesquisas selecionaram as melhores parcelas para produzir o Paralelo 8.
O Paralelo 8 é um assemblage das uvas Cabernet Sauvignon, Syrah, Alicante Bouschet, Touriga Nacional e Aragonez, na mesma proporção, ou seja, 20% de cada. Ele passou 8 meses em barricas novas de carvalho francês e tem uma graduação alcoólica de 13,5%. Resulta num vinho frutado, cheio e elegante, com boa estrutura. Seus aromas evocam goiaba madura e acerolas, sentindo-se a complexidade conferida pelos toques fumados.Tem boa concentração, equilíbrio e frescor. Enfim, um belo testemunho do potencial vinícola da região.
Vai custar R$ 68,00 e está à venda nas lojas da Expand. (FONTE: por Regina Neves, Gazeta Mercantil, 06/10/06).

Nenhum comentário: